fbpx

Voluntários da Copel organizam mutirão de limpeza no Morro do Canal

No último ano, 359 funcionários da empresa fizeram mais de 3 mil horas de voluntariado 

Nesta quinta-feira, 30, um grupo de empregados da Copel fará um mutirão de limpeza no Morro do Canal, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação faz parte do Programa EletriCidadania, que há 16 anos incentiva os copelianos a executarem projetos solidários. A saída do grupo será na Agência Copel Centro (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1001 – Batel), às 7h.

Um dos organizadores da ação é o leiturista Ebraim Diego Gonçalves de Oliveira, que há 15 anos pratica montanhismo. O esporte surgiu pra ele quase como um sonho, quando ia para a praia com a família e ficava encantado com a possibilidade de chegar bem perto da Serra do Mar. Hoje Ebraim também pratica escalada e trekking e mantém contato direto com o Clube Paranaense de Montanhismo. “Eles nos avisam quais trilhas estão precisando de manutenção, pois sabemos da dificuldade que é manter aquele espaço em ordem. São trilhas muito frequentadas mas nem sempre são mantidas”, explica.

O programa de voluntariado corporativo da Copel caiu como uma luva para Ebraim. “A Copel ofereceu essa oportunidade e a gente aproveitou. As vagas foram preenchidas rapidamente pois houve bastante engajamento do pessoal. Vamos ter pessoas de várias áreas na subida, a gente acaba confraternizando com quem normalmente não teria contato”, conta.

O mutirão de limpeza no Morro do Canal promove a sustentabilidade e também a saúde e o bem-estar dos funcionários. O grupo que subirá o morro nesta quinta-feira tem aproximadamente 10 pessoas. De acordo com a coordenadora do Programa EletriCidadania, Adriana de Campos Souza, “quando a Copel estimula seus empregados a fazerem voluntariado, não é só a comunidade que está sendo beneficiada. Os próprios empregados desenvolvem algumas habilidades através do voluntariado e a empresa acaba sendo beneficiada também”.

O Programa EletriCidadania estimula os copelianos a dedicarem, de forma voluntária e espontânea, até 4 horas mensais de sua jornada de trabalho para realizar ações sociais. As frentes de atuação são inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e abrangem temas como direitos humanos, educação, inclusão, saúde, meio ambiente, cidadania e sustentabilidade. Em 2019, o programa teve 359 copelianos, que fizeram 3.014 horas de voluntariado.

CHAMADA PÚBLICA – Desde 2016, a Copel mantém uma chamada pública permanente para instituições sociais, instituições de ensino e organizações não governamentais sem fins lucrativos participarem de eventos, feiras e atividades de voluntariado corporativo. Mais informações no site copel.com (Editais e Chamadas Públicas / Copel Holding)