fbpx

Programas de P&D

INTRODUÇÃO AOS PROGRAMAS

Com vistas a incentivar a busca constante por inovações e fazer frente aos desafios tecnológicos do setor elétrico, a ANEEL regulamentou o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D do segmento de energia elétrica. Através desse Programa, a ANEEL visa a fomentar a Pesquisa e o Desenvolvimento (P & D) no setor elétrico, fazendo com que as empresas prestadoras de serviço público nas áreas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica apliquem, anualmente, um percentual mínimo de sua receita operacional líquida nessa área.

Estão isentos da obrigatoriedade de investir em P&D, contudo, aqueles que geram energia elétrica exclusivamente a partir de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), biomassa, cogeração qualificada, usinas eólicas ou solares. No caso das associadas Abradee, contudo, não há isenção, dado que são todas distribuidoras de energia elétrica, e não geradoras.

A obrigatoriedade na aplicação dos recursos de P & D está prevista em lei e nos contratos de concessão, cabendo à Aneel regulamentar o investimento no programa, acompanhando a execução dos projetos e avaliando resultados. As diretrizes e orientações para os projetos de P&D são dadas por meio do Manual de Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor de Energia Elétrica. Outro ponto relevante é que, ao contrário da Pesquisa Acadêmica pura, que se caracteriza pela liberdade de investigação, os programas de P&D no setor de energia elétrica possuem metas e resultados bem definidos.

Projetos de P&D Abradee

Abaixo, segue a Tabela, elaborada pela própria ANEEL, com os percentuais de investimento das receitas operacionais líquidas das empresas do setor de energia, incluindo a vigência em vigor a partir de 2016. As distribuidoras associadas à Abradee também fazem parte do Grupo Distribuição:

Para as distribuidoras de energia, principalmente as de menor porte, é muito difícil desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento relevantes para o país os quais, ao mesmo tempo, estejam dentro dos limites orçamentários previstos na Lei 12.212 de 2010.

Nesse âmbito, portanto, o Instituto Abradee da Energia atua de forma a congregar as distribuidoras de energia interessadas em torno dos Projetos de P&D, possibilitando, assim, a pesquisa e desenvolvimento no setor de distribuição e, também, correspondendo às demandas do país e da sociedade em relação ao próprio setor.

Abaixo, estão os Programas de P&D levados a cabo pelo iAbradee atualmente:

Este Projeto de P&D visa a acompanhar as atividades para o aprimoramento da estrutura tarifária. (conforme Chamada Pública da ANEEL n.º 008/2008).

Este Projeto tem desenvolvido uma proposta para o Plano Nacional para a Migração Tecnológica do Setor de Distribuição de Energia Elétrica, do estágio atual com medidores mecânicos para a adoção ampla do conceito de Redes Inteligentes, incluindo funcionalidades e requisitos, padronização das tecnologias, adequação da legislação e regulamentação, e um programa de capacitação.

O Projeto está em fase de finalização, e fora estruturado em 7 Blocos de Pesquisa:

  • BP 1 – Governança e Integração;
  • BP 2 – Medição;
  • BP 3 – Automação;
  • BP 4 – Geração e Armazenamento Distribuídos e Veículos Elétricos;
  • BP 5 – Telecomunicações, TI e Interoperabilidade;
  • BP 6 – Políticas Públicas e Regulação;
  • BP 7 – Perspectiva do Consumidor.

Este projeto visa trazer análises críticas e novas proposições (PD-6600-1301/2013), acerca das metodologias de revisão tarifária periódicas das distribuidoras.