fbpx

Programa de Benchmarking

VISÃO GERAL

Cooperar para aumentar a competitividade.
Aprimorar a gestão e buscar a excelência no serviço prestado à população brasileira. Identificar os referenciais de desempenho e as melhores práticas e disseminá-los entre todas as distribuidoras, propiciando um rápido e sustentado processo de melhoria da qualidade.

Estas são algumas das definições possíveis para o Programa Benchmarking, que a Abradee realiza em conjunto com as distribuidoras de energia elétrica, desde 1999. Este processo setorial pioneiro, baseado na cooperação e na busca constante da excelência e que conta com o apoio de parceiros altamente qualificados – FIPE, FNQ, Instituto ETHOS e Instituto INNOVARE, alcançou grande sucesso, e hoje o Programa Benchmarking da Abradee é uma referência para outros setores da economia. Os três pilares do programa são cooperação, transparência e constância de propósitos, e o seu ciclo anual de atividades, é mostrado abaixo.

A primeira atividade é a de coleta de dados, que é realizada com apoio do SIG – Sistemas de Informação para a Gestão, que abrange tanto os indicadores internos tradicionais do setor, como a percepção dos clientes, obtida por meio de pesquisas de satisfação realizadas pela Abradee. Cabe destacar que o SIG é um sistema de informação aberto, de maneira que todas as distribuidoras participantes tem acesso, sem restrição, a todos os dados disponíveis das demais distribuidoras, o que facilita em muito o seu uso como ferramenta de gestão.

Na seqüência, com base em cinco critérios de avaliação e vinte e três indicadores, é feito o ranking de desempenho das distribuidoras, processo este conhecido como Prêmio Abradee.

Após identificar as empresas e áreas com práticas inovadoras e que contribuíram para o bom desempenho, o programa prevê a realização de seminários de melhores práticas, com o objetivo de disseminar estas práticas entre as distribuidoras, de maneira que todas consigam um rápido e sustentado processo de melhoria da qualidade.

Com o material obtido nos referidos seminários, a equipe coordenadora do programa atualiza os mapas estratégicos (BSC) e o banco de melhores práticas. Já foi desenvolvido e encontra-se em fase de implantação, o sistema interativo de gestão do banco de melhores práticas (SAMPweb), que deverá ampliar o número de usuários e dar maior dinamismo ao processo de atualização.

Na última atividade do ciclo anual, a equipe coordenadora atualiza o plano da ação para os próximos anos, o qual é submetido à aprovação do Conselho Diretor da Abradee.

Por fim, o Programa Benchmarking é um dos responsáveis pela melhoria do serviço de distribuição de energia elétrica no país, fazendo-o ser o serviço melhor avaliado dentre todos os serviços públicos brasileiros, segundo pesquisa CNI-IBOPE 2016.