fbpx

PERIGOS NO PUXADINHO: COSERN ALERTA SOBRE OS RISCOS DE ACIDENTES EM CONSTRUÇÃO IRREGULAR ENVOLVENDO A REDE ELÉTRICA

Em todo o país, uma das principais causas de acidentes com a rede elétrica acontecem em obras que não respeitam a distância segura da fiação 

Natal, 29 de julho de 2020

A construção ou a reforma de uma casa pode significar o sonho da vida de muitas pessoas. Com o crescimento desordenado dos centros urbanos, não é raro encontrar obras repletas de irregularidades, representando um grande risco para a população.

Para comprovar que elas são mais comuns do que se imagina, a Cosern selecionou alguns exemplos que demonstram altos riscos de acidentes elétricos graves. O popular puxadinho na laje se torna ainda mais perigoso quando não há uma distância segura da rede elétrica. Em todo o país, essa é uma das principais causas de acidentes envolvendo a rede elétrica e motivo de preocupação para as distribuidoras de energia.

O gerente de saúde e segurança da Cosern, Eudes Augusto, dá o recado:

Os casos mostram situações reais que, infelizmente, ainda são muito comuns por conta do crescimento desordenado das cidadesOs registros foram feitos pelos nossos colaboradores em campo, responsáveis pelas inspeções e serviços de manutenção da rede de distribuição. Eles lidam, todos os dias, com situações de intervenções indevidas na rede de energia elétrica, a maioria construções irregulares São casos mais frequentes do que se pensa, por isso, há um trabalho constante de prevenção junto à população sobre os riscos de acidentes que essas atitudes causam”.

Então, preste atenção nas orientações da Cosern, pois quem avisa, amigo é!

Fio perto demais!

Os moradores dessa casa não estão nada seguros com a rede de energia tão perto! O perigo é visível e é dos grandes!

Quais os riscos?

Risco altíssimo de choque elétrico, certo?

 

Mas o problema não se resume somente a isso. Com acesso tão fácil e próximo aos fios energizados, acidentes podem ocorrer, inclusive levando a vítimas fatais.

A Engenheira de Segurança do Trabalho da Cosern, Andréa Patricia, explica: “Para se levar um choque com a rede elétrica acima, não necessariamente o cabo precisa ser tocado, basta apenas se aproximar dele. A descarga elétrica nesta situação ocorreria por indução elétrica e provoca danos desastrosos ao corpo humano, inclusive fatalidade”.

É melhor ficar fora dessa, hein!

O que a Cosern recomenda?

Qualquer construção ou reforma civil deve ter, no mínimo, 2,5 metros de distância dos fios do poste. Essa é a orientação básica e segura para seguir antes de iniciar qualquer obra. Estas distâncias devem ser observadas, principalmente, por profissionais como pedreiros e pintores. Eles não podem se aproximar da rede, de forma alguma, pelo alto risco de acidente de origem elétrica.

Viu alguma situação assim na sua rua? Lembre-se que o risco não é apenas para os moradores, como também para todo mundo que mora perto. Então, fique atento!

Olha o andaime!

Quem não gosta de fazer uma reforma em casa, não é mesmo?

Mas atenção: toda construção e reforma precisam ser realizados por um profissional qualificado!

 

Quais os riscos?

Ao olhar para essa imagem, já dá para imaginar o problema: o grande risco de acidente causado pela montagem de andaime perto da rede elétrica. Você sabia que o metal é um excelente condutor de energia? Por isso, atenção redobrada na hora de pintar e reformar: barras de ferro, sarrafos, réguas de reboco, vergalhões e outros tipos de materiais metálicos podem transmitir a corrente elétrica da rede para o corpo. E aí já viu, né? Muito cuidado, hein!

Mais uma dica valiosa: alguns fios da rede elétrica podem dar a falsa ipressão de serem isolados. Então, para evitar acidentes, nunca se aproxime ou toque nenhum desses condutores. Qualquer contato com a rede elétrica pode representar um alto risco de choque elétrico, podendo ser fatal.

O que a Cosern recomenda?

A principal atitude que a pessoa deve seguir ao construir ou reformar algum imóvel é se direcionar até a prefeitura da cidade e buscar um profissional habilitado para regularizar a situação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado. Eles irão confirmar se tudo está em conformidade e se a obra poderá ser realizada com segurança.

Tinha um poste no meio do caminho !

O que parece um poste instalado dentro da obra, na verdade, é uma casa sendo construída ao redor do poste.

O que acontece nessa situação é o fato de o poste estar no que é chamado de faixa de servidão. Esse nome se refere ao trecho público no qual a distribuidora tem o direito de instalar os postes e redes elétricas. Quem constrói nessa faixa de servidão está descumprindo uma lei.

 

Quais os riscos?

O gerente de saúde e segurança, Eudes Augusto, explica: ‘É essencial que o morador tenha conhecimento dos riscos envolvidos ao construir dentro da faixa de servidão da rede elétrica. A possibilidade de choque elétrico é muito alta, pois durante a execução da obra pode ocorrer um contato acidental ou, até mesmo, levar um choque pela proximidade da rede. Atitudes como essas podem provocar acidentes de origem elétrica, inclusive fatal”.

O que a Cosern recomenda?

Caso algum de nossos colaboradores de campo observe uma situação como essa, é dada a orientação de paralisação da obra, justamente para evitar que aconteça um acidente. Já pensou se você toca sem querer no fio enquanto está erguendo as paredes? E esse é apenas um dos muitos riscos existentes.

 “O nosso papel é o de orientar o proprietário para que ele siga as normas previstas de segurança, pois essa é a nossa principal preocupação. Por isso atuamos de modo preventivo, ao mesmo tempo que identificamos situações de proximidades com a rede elétrica e que representam risco à população”, diz Eudes.

Tudo junto e misturado!

Poste, a obra e a calçada, tudo junto em um lugar só e ainda com uma lâmpada de iluminação pública!

Quais os riscos?

Uma construção jamais deve ser erguida perto da rede elétrica. A atenção precisa ser maior principalmente para o pintor e o pedreiro, pois eles irão correr um alto risco ao realizarem os acabamentos nessa fachada.

O que a Cosern recomenda?

A primeira coisa é interromper a obra até que o poste seja modificado de local. Atualmente, o poste é instalado no limite da calçada. Isso ajuda quem precisa andar pela calçada e mantém a distância segura da edificação.

Só que esse caso é um pouquinho mais complicado, como explica o gerente de saúde e segurança. “Mesmo com a remoção do poste para o limite da calçada, a marquise do prédio ainda estaria muito próxima à rede. Então, em certas ocasiões, avalia-se a remoção da rede para uma outra localidade para que seja garantida a segurança das pessoas”. É preciso muita atenção e cuidado quando o assunto é energia elétrica e construção, o risco de se aproximar das redes de distribuição podem causar acidentes, inclusive com fatalidades.

Fotos: Neoenergia/Divulgação

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.