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NEOENERGIA, GRUPO CONTROLADOR DA COSERN, RECUPERA ENERGIA SUFICIENTE PARA ABASTECER NATAL E RECIFE JUNTAS POR 30 DIAS NOS NOVE PRIMEIROS MESES DE 2020

Somente no Rio Grande do Norte, foram regularizados 5,9 mil clientes e realizadas 51,2 mil inspeções

Natal, 29 de outubro de 2020

As ações de prevenção e combate a desvios realizadas pela Neoenergia, empresa controladora da Cosern, entre janeiro e setembro de 2020 resultaram em 424,6 GWh de energia recuperada. Essa quantidade seria suficiente para abastecer Natal e Recife (2,4 milhões de habitantes), juntas, por um mês. Os dados são referentes as quatro concessionárias da Neoenergia – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), locais em que aconteceram mais de 380 mil inspeções no período.

A empresa possui diversas iniciativas e tecnologias voltadas a prevenir e combater desvios de energia, tais como a instalação de sensores inteligentes e medidores de energia mais modernos, que sinalizam qualquer tentativa de fraude. Esse trabalho já regularizou, nos nove primeiros meses do ano, 151,3 mil consumidores.

No Rio Grande do Norte, a Cosern recuperou 20,2 GWh, o equivalente ao consumo de uma cidade como Macaíba, por exemplo, pelo período de dois meses. Em todo estado, foram regularizados 5,9 mil clientes e realizadas 51,2 mil inspeções. De janeiro até agora, 05 pessoas foram presas pela polícia em flagrante praticando o crime de desvio de energia elétrica (o popular “gato”).

Investimos em inovação e inteligência para combater desvios de energia, contribuindo para que as pessoas tenham acesso à energia de forma regular e segura. Dois exemplos das tecnologias usadas são as ferramentas de analytics e os sensores, que são instalados nas redes. A inovação contribui para tornar os processos mais assertivos”, afirma o diretor de Serviços ao Cliente da Neoenergia, Luiz Flávio de Sá.

Sensores inteligentes são instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade – o que permite acompanhar o balanço energético da rede, potencializando o diagnóstico de detecção de fraude. Os equipamentos possibilitam a identificação dessas perdas, sendo importante instrumento para subsidiar as ações realizadas em parcerias com a polícia nos cinco Estados de nossa área de concessão.

Temos que entender que os procedimentos fraudulentos são prejudiciais para toda população, sobretudo para os consumidores que pagam suas contas em dia. Além dos riscos à vida, proporcionados pelas modificações na rede de forma inapropriada, parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por esse motivo, combatemos todos os tipos de fraudes, no mês de setembro mobilizamos as polícias dos cinco estados da área de concessão da Neoenergia e realizamos a maior operação de desvio de energia do país, sempre visando melhorar o fornecimento para nossos clientes.”, declara o Superintendente de Gestão da Receita da Neoenergia, Marcelo Fernandes.

Regularização de clientes 

Quem ainda está irregular e não tem o medidor de energia instalado pode entrar em contato com as distribuidoras para fazer regularização da ligação, de forma gratuita. Para apoiar os consumidores e estimular a regularização, são oferecidas diversas facilidades quanto ao parcelamento e pagamento de faturas utilizando os canais digitais.

A companhia orienta ainda que as pessoas devem acionar as concessionárias caso percebam ligações irregulares nas redes elétricas nas localidades onde vivem. “Essas ligações expõem a população a riscos de choques elétricos por não serem feitas com condições técnicas adequadas. Para evitar problemas, é importante que as pessoas entrem em contato com as distribuidoras”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia, Harley Albuquerque.

Cenário nas outras distribuidoras da Neoenergia 

As 162 mil inspeções realizadas pela Coelba regularizaram 61 mil clientes e recuperaram 201,4 GWh. Esse total, referente ao período de janeiro a setembro de 2020, seria suficiente para atender as cidades baianas de Feira de Santana e Porto Seguro, que tem juntas mais de 760 mil habitantes, por dois meses.

Na Celpe, foram contabilizadas 124,2 mil inspeções e 73,9 mil consumidores regularizados. O total de energia recuperada foi de 134,1 GWh, o suficiente para abastecer todo o arquipélago de Fernando de Noronha e a cidade de Caruaru por três meses.

A energia recuperada pela Elektro foi de 68,9 GWh, consumo equivalente ao de Campos do Jordão, em São Paulo, por seis meses. A concessionária regularizou 10,5 mil consumidores e realizou 45,2 mil inspeções.

Denúncia

A Neoenergia reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar as distribuidoras. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto no site na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade:

Central de Relacionamento para denúncia anônima:

Cosern: 116

Canais de atendimento digitais:

Site e Whatsapp

Site (www.cosern.com.br) e WhatsApp: (84) 3215-6001

Fotos: Cosern/Divulgação

SOBRE A NEOENERGIA: companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 679 km de linhas e cerca de 5.000 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.

Para mais Informações sobre
as ações da abradee