Notícias e
artigos
Confira aqui textos autorais dos executivos da Abradee e as principais notícias da entidade.
Confira aqui textos autorais dos executivos da Abradee e as principais notícias da entidade.
Mudanças no dia a dia ajudam a reduzir gastos com energia, contribuindo para a preservação do meio ambiente
Natal, 28 de agosto de 2020
Desligar a televisão da tomada quando não estiver assistindo ajuda mesmo a economizar energia? Trocar as lâmpadas por modelos de LED também? E aumentar a temperatura do ar-condicionado? Essas são algumas das pequenas atitudes que podem ser adotadas no dia a dia para reduzir o consumo. A gerente de eficiência energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, orienta para a importância da mudança de hábitos e, para isso, desvenda mitos e verdades sobre ações que contribuem para a economia de energia em casa:
Verdade.
É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.
Por segurança, na hora de tirar da tomada, deve-se puxar segurando o plugue, não o fio, que pode ser danificado e causar choques elétricos.
Verdade.
O laptop consome energia mesmo quando desligado completamente. Por isso, vale a mesma orientação dos outros equipamentos, retirá-lo da tomada. E devemos lembrar de não só retirar o carregador do laptop como também da tomada, o carregador possui um circuito interno que consome energia se ligado na tomada.
Verdade.
Mas o consumo é muito baixo. A potência é de cerca de 0,022 W, ou seja, custo mensal de 1 centavo, se conectado o mês inteiro na tomada.
Apesar disso, a orientação, por segurança, é de retirá-lo sempre da tomada. Outros alertas para evitar acidentes são de não mexer no aparelho enquanto estiver carregando e sempre utilizar cabos e carregadores originais.
Mito.
O que determina a quantidade de iluminação é o fluxo luminoso, que é medido em lúmens. Uma lâmpada fluorescente de 15 W tem a mesma quantidade de lumens que uma LED de 10W.
As três informações – fluxo luminoso (lm), eficiência (lm/W) e potência (W) – são descritas nas embalagens das lâmpadas vendidas no mercado. A orientação é de priorizar os modelos de LED, que, além de mais eficientes, duram mais.
Verdade, mas não é aconselhado.
A economia de energia realmente acontece, mas não se deve desligar, porque algumas bactérias se desenvolvem após duas horas na temperatura ambiente e podem causar contaminação. Algumas delas são patogênicas – não alteram o visual nem o sabor do alimento, mas podem provocar doenças.
Verdade.
Na serpentina circula um fluído gasoso que se expande quando o compressor funciona, esse fluido vira gás e resfria a geladeira. Quando abrimos a geladeira o ar quente entra e é realizado a troca térmica com o gás, o compressor é acionado para refazer o processo.
Verdade.
Quando a temperatura do ar da geladeira aumenta o compressor é acionado e consome energia.
Depende da eficiência.
O consumo depende da eficiência do equipamento, o que pode ser observado na etiqueta do Inmetro. Equipamentos classificados como “A” são mais econômicos.
Mito.
O consumo é o mesmo quando ligamos todos os equipamentos ao mesmo tempo ou em horários diferentes. O que determina o consumo de energia é a potência do equipamento, multiplicada pela quantidade horas que é utilizado.
Mito, mas não é seguro usar vários equipamentos em uma mesma tomada.
Sobrecarregar o benjamim com uma corrente acima da sua capacidade pode gerar um superaquecimento e até causar incêndios.
Verdade.
Quanto mais alta a temperatura do termostato do ar condicionado menos consumo de energia.
No caso dos chuveiros, uma orientação importante de segurança é nunca trocar a temperatura quando estiver molhado ou com o aparelho em funcionamento, para evitar choques elétricos.
Verdade.
O ferro consome mais energia para aquecer. Assim, passando tudo de uma só vez, há uma economia de energia.
Programa de Eficiência Energética
As concessionárias da Neoenergia – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) – destinam 0,4% das suas Receitas Operacionais Líquidas (ROL) em ações para o combate ao desperdício de energia. Em 2019, a empresa investiu quase R$ 50,5 milhões em iniciativas no âmbito do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram beneficiadas mais de 222 mil unidades consumidoras e a redução no consumo chegou a 58 GWh/ano, o que representa menos 4.350 toneladas de emissões de gases de efeito estufa.
“Os investimentos em eficiência energética se refletem em retorno para a sociedade, para o consumidor e para o meio ambiente. Destinamos os recursos para iniciativas que reduzem a demanda no horário de ponta do sistema elétrico e que também reduzam a conta de energia dos consumidores”, diz Ana Christina Mascarenhas, gerente de eficiência energética da Neoenergia.
Diversos projetos recebem investimentos das distribuidoras da Neoenergia. Um deles realiza a substituição de lâmpadas por modelos mais eficientes para consumidores de baixa renda. Além disso, são realizadas atividades educativas por meio do projeto Educação com Energia. Com o Vale Luz, as três concessionárias da empresa no Nordeste estimulam a reciclagem através dos descontos nas faturas de energia oferecidos em troca dos resíduos. Há ainda, entre outras iniciativas, a instalação de geração solar fotovoltaica em diversos consumidores principalmente hospitais e instituições beneficentes.
A Neoenergia possui 3,5 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 679 km de linhas em operação e 4.715 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.
.
Fotos: Cosern/Divulgação
Sobre a Cosern
Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.
Para mais Informações sobre
as ações da abradee