fbpx

NEOENERGIA, CONTROLADORA DA COSERN, REFORÇA IMPORTÂNCIA DE AGIR PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE

Em épocas de pandemia como a que estamos atravessando, a natureza nos dá um recado: fazemos parte desta grande rede e precisamos preservá-la. A proteção à biodiversidade é o foco neste 5 de junho, em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Alinhada à iniciativa global da Iberdrola, a Neoenergia e suas empresas, entre elas a Cosern, adotou o tema e reforçou a estratégia de criar projetos que já nascem sustentáveis, em busca da conscientização e da mitigação dos impactos sobre a fauna e a flora desde o início de seu planejamento.

Os projetos estão detalhados no informe publicado nesta sexta-feira pela Iberdrola, controladora da empresa. Diante da crise mundial, o grupo enfatiza que a saída está na recuperação verde da economia, priorizando um modelo sustentável para o setor de energia e o combate às mudanças climáticas.

Todo o conceito de meio ambiente é construído pela Neoenergia por meio de suas políticas corporativas, do seu propósito e valores. Cinco políticas corporativas estão ligadas à sustentabilidade, sendo elas gestão sustentável, meio ambiente, biodiversidade, combate às mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

O propósito formal da empresa é continuar construindo dia a dia, de forma colaborativa, um modelo de energia mais saudável e acessível, além disso, entre os seus valores está a energia sustentável.

“Por energia sustentável, entendem-se todos os processos que permeiam a energia – geração, transmissão, distribuição e comercialização. A Neoenergia é muito consciente de sua responsabilidade para contribuir com a preservação e a proteção do meio ambiente. Essa compreensão é integrada no desenvolvimento das nossas atividades e no relacionamento com os nossos stakeholders”, afirma o Superintendente de Inovação e Sustentabilidade, Francisco Carvalho.

Entre as inúmeras ações de sustentabilidade da empresa, podemos destacar os dois projetos em parceria com o Instituto LIFE (Lasting Iniciative for Earth) onde estamos aplicando uma métrica, desenvolvida pelo Instituto e recomendada pela ONU, para mensurar os impactos de nossos negócios sobre a Biodiversidade e direcionar nossos esforços para ações de conservação, pesquisa, recuperação e restauração do capital natural.

O projeto tem potencial para ser expandido para os empreendimentos de energia eólica e redes. “Queremos não apenas mitigar problemas, queremos não os criar, esse é o grande norte que estamos seguindo”, relata Carvalho.

A Neoenergia adota como boa prática o uso de redes protegidas e isoladas em linhas de distribuição localizadas no entorno de vegetação, evitando acidentes e reduzindo a necessidade de podas. Alinhado à estratégia do Grupo, os investimentos ambientais Neoenergia somaram R$ 946,6 milhões em 2019.

Recuperação verde

A empresa tem como compromisso contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, priorizando os de número 7, referente à energia limpa e acessível, e 13, sobre o combate às mudanças climáticas.

Hoje, 86,8% da energia gerada pela empresa já é de fontes renováveis, com destaque para hidráulica e eólica. Em 2022, esse número deve ultrapassar 90%, com a conclusão dos dois complexos eólicos que estão em desenvolvimento no Nordeste – Chafariz, na Paraíba, e Oitis, entre a Bahia e o Piauí.

“A Neoenergia e a Iberdrola confiam plenamente na recuperação verde, que sinaliza, mais forte do que nunca, para uma transição energética, apontando para o uso de energias renováveis e descarbonização e eletrificação da economia”, defende Carvalho. A meta da empresa é de neutralizar as emissões de carbono até 2050.

Além dos investimentos na geração de energia limpa, a empresa utiliza nos seus processos tecnologias eficientes e sustentáveis e desenvolve ações para sensibilizar seus stakeholders, entre eles colaboradores e clientes. “Não são somente as tecnologias e os processos que transformam uma empresa, mas principalmente são as pessoas”, avalia o Superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Neoenergia.

Um dos destaques está na área de eficiência energética. A empresa foi premiada na categoria Grandes Empresas – Parcerias do Prêmio ODS Pacto Global 2019, por ações educativas. Foram investidos cerca de R$ 50,5 milhões no projeto, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atendendo a mais de 220 mil imóveis e economizando 58.104 MWh/ano.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebrada desde 1974, a data serve para incentivar empresas, o poder público e as pessoas a promover mudanças em prol de uma questão ambiental, que este ano é a preservação da biodiversidade.

Sobre a Neoenergia 

Companhia de capital aberto com ações (NEO3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,5 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 685,2 km de linhas em operação e 4.862 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.