fbpx

Mensagem de fim de ano da ABRADEE

Amigos,

o ano de 2020 foi profundamente marcado pela pandemia da Covid-19, em todo o mundo. E neste contexto inédito que vivenciamos, milhares de vidas foram perdidas, e tivemos de nos submeter a uma nova realidade que transformou desde a nossa simples rotina do dia-a-dia, à economia e os negócios, que foram impactados como nunca.

E podemos dizer que no setor elétrico, e, especificamente, no segmento de distribuição, não foi diferente. Tivemos novos desafios que nos fizeram mudar planejamentos e formas de atuar para manter a prestação desse bem tão essencial que é a energia elétrica. Todas as atividades laborais foram realizadas com adequações, respeitando as restrições sanitárias e adaptações regulatórias impostas pela pandemia, de forma a reduzir riscos para nossos colaboradores e para a população, destacando-se o cuidado primoroso das áreas de segurança do trabalho das nossas associadas.

Em 2020, nosso tradicional Prêmio ABRADEE também teve de ser replanejado e contou com uma edição especial em que o objetivo principal foi homenagear aqueles que honraram a missão de manter a energia para toda a sociedade:  os mais de 200.000 mil colaboradores que integram as equipes das nossas associadas e que se dedicaram de forma desafiadora ao trabalho que permitiu manter a qualidade de fornecimento e o atendimento com os nossos consumidores, mesmo com as dificuldades e riscos trazidos pela Covid-19.

Em especial, gostaria de destacar uma justa homenagem àqueles que dão sentido material a tudo que é pensado, formado, legislado e regulado por aqueles que organizam a estrutura do setor elétrico. São os nossos profissionais de campo, que reconhecemos como verdadeiros heróis, que garantiram o fornecimento da energia elétrica para que a população brasileira pudesse estar em casa com conforto e segurança e que as atividades produtivas pudessem de desenvolver.  Não poderíamos fazer diferente!

Aproveito, ainda, para reiterar as solicitações que endereçamos aos ministérios de Minas e Energia, e da Saúde para que sejam priorizados no plano de imunização da Covid-19 as equipes de campo das distribuidoras que continuam no seu trabalho constante junto à população.

Além disso, o ano de 2020 também foi marcado por uma importante data para a ABRADEE. Ano em que a entidade celebra seus 45 anos de fundação, que teve início quando ainda era o CODI – Comitê de Distribuição, passando pela AICODI, até se transformar na ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISTRIBUIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA – ABRADEE, como hoje é reconhecida junto a todos os agentes do setor. O que nos enche de orgulho e motivação. Nossa trajetória significa uma atuação marcada pela ética e seriedade no trato com os reguladores, os poderes executivos, judiciário, legislativo e com toda sociedade brasileira. Sempre pautados pelo diálogo e contribuições com fatos e dados, respeitando antes de tudo o ambiente de moralidade e equidade de direitos e deveres. Isso nos deixa orgulhosos, porém com redobrada responsabilidade.

Novos desafios estão pela frente, e a ABRADEE se rejuvenesce para liderar com suas associadas as mudanças trazidas pelas novas tecnologias de digitalização, descentralização e descarbonização do setor elétrico. Ações em prol do devido tratamento na ampliação da abertura de mercado regulado e inserção de recursos energéticos distribuídos fazem parte do nosso compromisso com o futuro, para que o setor elétrico evolua na sua modernização com absoluta responsabilidade e justeza, de modo a garantir sustentabilidade e fortalecimento para todos os agentes e usuários.

Para finalizar, saliento aqui o nosso profundo agradecimento a todos que ajudaram a construir esta história não só da ABRADEE, mas de todo o segmento de distribuição, ao longo de todos estes anos, e, em especial, nesse ano de 2020!

O meu muito obrigado a todos.

Marcos Aurélio Madureira

Presidente da ABRADEE