fbpx

Grupo Neoenergia Lança Instituto Para Apoiar Projetos De Desenvolvimento Sustentável

•  Evento foi marcado pela inauguração da nova iluminação do Forte das Cinco Pontas, em Recife;

•  Em breve, será anunciado monumento potiguar que ganhará nova iluminação patrocinada pelo Instituto Neoenergia;

Natal, 28 de novembro de 2018

A Neoenergia, pertencente ao grupo espanhol Iberdrola e controladora das distribuidoras Cosern (RN), Celpe (PE), Coelba (BA) e Elektro (SP/MS), lançou na noite desta 2ª feira (26), em Recife, o Instituto Neoenergia, braço social de atuação do Grupo nos estados brasileiros em que está presente. Responsável por levar energia a 34 milhões de pessoas (20% da população brasileira), a Neoenergia tem uma área de concessão de 836 mil quilômetros quadrados e abrange quase 1.000 municípios em todo Brasil.

O Instituto Neoenergia vai promover iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos 16 estados em que o Grupo atua nos segmentos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização, sendo o representante da Fundación Iberdrola no Brasil.

Todas as ações do Instituto se orientarão pelo mesmo Plano Diretor que define os objetivos dos projetos desenvolvidos em todos os países de atuação do Grupo Iberdrola. Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU.

Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Combate às Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social, além de buscar alianças para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Iluminação de monumentos históricos

O lançamento do Instituto Neoenergia contou com a presença do diretor-presidente da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Antonio Carlos Sanches, da diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, do representante da Fundación Iberdrola, Ramon Castresañas e da diretora do Forte das Cinco Pontas (Museu da Cidade do Recife), Bethânia Araújo, e foi marcada pela inauguração do novo sistema de iluminação do Forte das Cinco Pontas, um dos mais importantes monumentos históricos de Pernambuco. Localizada na área central do Recife, a fortaleza é tombada como patrimônio nacional desde 1938 e, atualmente, concorre em conjunto com outras 18 fortalezas brasileiras ao título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O sistema de iluminação em LED inauguração nesta 2ª feira prevê uma economia no consumo de energia superior a 30%, em relação ao antigo projeto de iluminação. A fachada passa a ser iluminada por 66 projetores de luz que permitem a troca de tonalidades de cores, possibilitando o engajamento do equipamento urbano em datas comemorativas e sociais. Os postes ornamentais instalado no jardim do edifício também receberam novas lâmpadas eficientes. “A ideia do projeto de iluminação é realçar a arquitetura do forte, reforçando a importância do monumento e valorizando o patrimônio da história do nosso País. As ações do Instituto Neoenergia também serão desenvolvidas nos demais estados de atuação do Grupo Neoenergia, ajudando a modificar positivamente a realidade de diversas comunidades”, comenta Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.

No Rio Grande do Norte, estado onde a Neoenergia está presente por meio da Cosern, 11 parques eólicos e uma linha de transmissão, será anunciado nas próximas semanas o monumento histórico a ganhar um novo sistema de iluminação patrocinado pelo Instituto Neoenergia lançado ontem.

O Instituto Neoenergia também participa do projeto de revitalização da Fortaleza da Barra Grande no Guarujá (SP), única fortificação espanhola no Brasil e que também integra a lista de concorrentes ao título de Patrimônio Histórico pela UNESCO e abriga o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. A obra tem previsão de conclusão para o início de 2019.

Outro importante marco nacional, a Cruz de Cabrália, na Bahia, também teve o sistema de iluminação revitalizado. Localizado no Ilhéu de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, o monumento homenageia a chegada dos portugueses ao Brasil, sendo o local onde foi realizada a primeira missa da então colônia, em 26 de abril de 1500, pelo Frei Henrique Soares. A revitalização foi realizada, em 2016, pelo então Instituto Iberdrola Brasil, entidade precursora do Instituto Neoenergia.