Fatura de energia em Braille completa 12 anos

 topo

Fatura de energia em Braille completa 12 anos

3 minutos de leitura

Nos idos do ano de 2007, a Copel emitia a conta de luz todos os meses para 12 titulares que precisavam de ajuda para receber as informações contidas no pedaço de papel, por um motivo simples: a conta era escrita na forma convencional, e estes clientes eram cegos. Pensando na importância de dar autonomia a essas pessoas e atender outras que talvez nem pedissem a conta de luz em seu nome pela dificuldade de acesso às informações, a Copel lançou a fatura em Braille, que teve suas primeiras entregas há exatos 12 anos, em janeiro de 2008.

Nos primeiros anos a confecção foi realizada em uma parceria com a Adevipar (Associação dos Deficientes Visuais do Paraná), e desde outubro de 2012, a impressão é feita na própria Copel, atualmente sob a responsabilidade da copeliana Taisa Fernandes Cantelle, no polo Santa Quitéria, em Curitiba. Além das 112 faturas mensais emitidas mensalmente, ela também redige cartas e comunicados, tanto para clientes, quanto para copelianos cegos. “A tecnologia ajuda bastante nisso. Uso um aplicativo gratuito para fazer a conversão do conteúdo, o Braille Fácil. Hoje em dia até o Word tem opção do uso do código”, ela conta. Há três anos atuando na área, ela conta que já se acostumou à tarefa e até consegue revisar, individualmente, os documentos redigidos. “A gente acaba achando tão normal, mas todos que vêm aqui ficam curiosos pra ver como funciona a impressão”, comenta.

Entre as especificidades dos documentos com os quais ela trabalha, estão a necessidade de formatação em texto corrido, sem tabelas ou gráficos, porque a leitura destas imagens se torna inviável. Outra diferença é que as correspondências precisam ser emitidas em envelopes A4, para que o documento não amasse e prejudique a compreensão da mensagem. A coordenadora do Programa de Acessibilidade da Copel, Karen Soares de Lema, ressalta que a oferta de alternativas adequadas às pessoas com deficiência é um compromisso que exige trabalho constante: “Ao longo desses anos trabalhamos na adequação de prédios, na capacitação do nosso pessoal e em ferramentas para garantir que os serviços da Copel estejam de fato disponíveis para todas as pessoas”, ressalta.

CADASTRO – Consumidores que querem solicitar a conta de luz em Braille podem fazê-lo pelo telefone 0800 51 00 116, ou pela agência virtual no site da Copel. A página é habilitada para o recurso de leitura utilizada por pessoas com deficiência. Outra opção disponível é a fatura digital, que igualmente possui texto legível pelo programa Jaws.

Fatura de energia em Braille completa 12 anos Fatura de energia em Braille completa 12 anos Fatura de energia em Braille completa 12 anos Fatura de energia em Braille completa 12 anos

Mais acessadas

Para mais informações sobre as ações da
Abradee acesse a área de imprensa

ACESSAR