fbpx

ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO E COSTURANDO SONHOS BRASIL REUTILIZAM UNIFORMES E LANÇAM “COLEÇÃO ENERGIA”

●        Roupas e acessórios foram criados a partir do reaproveitamento de uniformes da Enel e da Azul Linhas Aéreas;

●        Iniciativa reforça o conceito de economia circular e sustentável, contribuindo com o meio ambiente e a geração de renda para a comunidade;

●        Coleção possui mais de 20 looks e os modelos podem ser adquiridos pelo site da Costurando Sonhos.

São Paulo, 30 de novembro de 2021 – A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo e a Costurando Sonhos Brasil lançam a Coleção Energia – Costurando um mundo mais circular e sustentável. Asroupas e acessórios desta coleção foram criadas a partir de uniformes da distribuidora e, também, da Azul Linhas Aéreas.

A Coleção Energia foi desenvolvida com base no conceito de upcycling, no qual tecidos e produtos que seriam descartados são reaproveitados para fazer novas peças. Foram convidados cinco designers que trabalham o conceito de moda mais sustentável. Stephany Ramos, Sara Lu Thompson, Ana Rita Coloria, Cida Félix e Júlio Cesarini criaram diversas opções de roupas e acessórios utilizando os uniformes da Enel e outros cedidos pela Azul Linhas Aéreas em diferentes formatos. Ao todo, a linha de vestuário conta com 22 modelos de looks, com um total de 262 peças, com capacidade de ampliação da grade de produção.

As roupas seguem uma cartela de cores sóbria com predominância do azul e cinza, presentes em peças como top, calça, saia, macacão, blazer, entre outras. Já a linha de acessórios conta com 8 peças, entre bolsa, sacola, note bag, case note, pochete, mochila color, ecobag dupla face e nécessaire, com 220 itens na grade de produção.

“É necessário promovermos iniciativas de economia circular para um consumo mais sustentável. Com coleções como essa, que visam o reaproveitamento de insumos, é possível contribuir para o meio ambiente ao reduzir, por exemplo, o consumo de água que seria necessário para fabricação de novas peças, como a calça jeans, que utiliza mais de 5 mil litros de água em sua produção. Nesse sentido, a Coleção Energia tem como objetivo reaproveitar os materiais de maneira inteligente e criativa, permitindo que sejam reutilizados, transformados e que façam parte de novos ciclos”, comenta Silmara Santos, coordenadora do projeto na Enel Distribuição São Paulo.

A Costurando Sonhos Brasil é apoiada desde o início pelo programa Enel Compartilha Empreendedorismo, que incentiva o desenvolvimento de práticas empreendedoras, o empoderamento feminino e a geração de renda nas comunidades, apoiando as instituições na capacitação profissional, na qualificação de seus produtos e na gestão comercial.

“A Costurando Sonhos Brasil é uma iniciativa que faz parte do G10 Hub Escritórios de Negócios que em parceria com a Enel tem ajudado na construção de um Brasil melhor, gerando trabalho e renda, e tem dado energia para que as mulheres possam se transformar e costurar seus sonhos”, afirma Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas.

Para Suéli Feio, uma das fundadoras da Costurando Brasil, “a Enel é uma importante parceira, que desde o início acreditou e apoiou os nossos ideais. Essa parceria nos possibilitou gerar renda para muitas mulheres de Paraisópolis e de outras comunidades do Brasil”.

As peças serão vendidas no site da Costurando Sonhos Brasil e pelo Marketplace da Americanas.com, e 100% do valor arrecadado com as vendas será revertido para o próprio projeto, responsável pela distribuição do lucro entre as costureiras participantes da Coleção Energia, como também em investir parte da renda na capacitação de novas costureiras.


Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Sobre Enel Compartilha Empreendedorismo

O Enel Compartilha Empreendedorismo promove a capacitação em pequenos negócios com foco na inclusão social, no empoderamento feminino, a geração de renda e a economia circular. O programa incentiva a criação de redes e associações produtivas comunitárias, apoiando as participantes na qualificação de seus produtos, na criação e gestão de canais de venda, e no possível aporte de estrutura e insumos, sem esquecer das questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania.


Sobre Costurando Sonhos Brasil

A Costurando Sonhos Brasil é uma iniciativa parceira do G10 Favelas, que teve início em 2017, em Paraisópolis, e hoje está presente em dezenas de comunidades do Brasil, espalhada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, entre outras. O trabalho consiste em apoiar costureiras das periferias do Brasil, proporcionando geração de renda por meio do empoderamento feminino.