fbpx

Elektro e Energisa Nova Friburgo vencem as categorias nacionais do Prêmio Abradee

Fonte.: MERCADO MERCADO REGULADO – 3 de julho de 2019

Cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira, 03, em Brasília, e contou com a participação do ministro de Minas e Energia

A Elektro foi a grande vencedora da categoria Nacional das concessionárias com mais de 500 mil consumidores da 21ª edição do Prêmio Abradee. Na categoria Nacional para distribuidoras de até 500 mil consumidores, a vencedora foi a Energisa Nova Friburgo. Organizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, o Prêmio reconhece as melhores empresas de distribuição do país por seu desempenho e melhores práticas ao longo do último ano. O anúncio das vencedoras ocorreu na tarde desta quarta-feira, 03 de julho, em Brasília.

Presente na cerimônia de premiação, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressaltou o papel do setor para o desenvolvimento nacional e disse que o governo prioriza o crescimento sustentável do setor. “Temos atuado para priorizar o desenvolvimento e a modernização do setor elétrico, estimulando a competitividade e a inovação. Para isso, mantemos um diálogo constante com todos os setores envolvidos: Congresso Nacional; governos estaduais; Agências Reguladoras; comunidade cientifica e acadêmica, dentre outros. Somente com ações conjuntas alcançaremos os resultados que a sociedade tanto almeja”, afirmou o Ministro.

O Presidente da Abradee, Marcos Aurélio Madureira, que falou na abertura do evento, defendeu um novo marco regulatório para o setor elétrico nacional. Madureira comentou o resultado da pesquisa de satisfação dos consumidores 2019, que mostrou recuo na avaliação de qualidade das distribuidoras. “Em 2018 tivemos indicies próximos de 99% de satisfação. Havia a expectativa de crescimento este ano, mas isso não aconteceu. No entanto, isso nos estimula a continuarmos buscando a melhoria dos nossos serviços para atendermos aos anseios dos consumidores”, afirmou.

O Prêmio Abradee, que já ultrapassa duas décadas desde sua primeira edição, é realizado em parceria com o Instituto Ethos, o Instituto Innovare de Pesquisa, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), parceiros independentes e de alta reputação junto ao mercado, conferindo ao Prêmio a credibilidade de suas marcas e a confiabilidade de suas avaliações. A premiação tem como objetivo fomentar e incentivar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia, na busca permanente pela melhoria da qualidade na prestação do serviço público de energia elétrica à sociedade brasileira.

O Prêmio Abradee é elaborado por meio de apuração de dados ao longo do último ano, com a colaboração das concessionárias associadas. As dimensões de avaliação são: Satisfação do Cliente; Responsabilidade Socioambiental; Gestão Operacional; Qualidade da Gestão e Gestão Econômico-Financeira.

Conheça a relação completa dos vencedores da 21ª edição do Prêmio Abradee:
Concessionárias com até 500 mil consumidores
Responsabilidade sócio ambiental – CPFL Santa Cruz
Avaliação pelo cliente: Sulgipe
Gestão Operacional: Energisa Borborema
Nacional: Energisa Nova Friburgo

Concessionárias com mais de 500 mil consumidores
Responsabilidade socioambiental: RGE
Qualidade da gestão: Elektro
Avaliação pelo cliente: RGE, Copel e Energisa Sul Sudeste
Gestão operacional: Energisa Sul Sudeste
Gestão econômico-financeira: Energisa Paraíba
Evolução do desempenho: Enel Goiás
Nordeste: Cosern
Norte/Centro-Oeste: Energisa TO
Sul: Copel
Nacional: Elektro