fbpx

Cresce adesão de clientes da Copel por atendimento digital

O crescimento na adesão a serviços digitais no Brasil, acentuado durante a pandemia, segue dando sinais de que terá continuidade. A tendência se confirma nos dados sobre canais buscados pelos clientes para solicitar os serviços da Companhia Paranaense de Energia. Entre 2019 e 2022, o percentual de uso dos canais presenciais teve queda de 14% para 11%, enquanto o volume de solicitações feitas pelo aplicativo da empresa para dispositivos móveis aumentou, de uma média de 23%, para 30% do total recebido diariamente pela Copel.

A concessionária de energia tem apostado no aprimoramento das ferramentas virtuais, para facilitar a experiência do cliente e agilizar a prestação dos serviços. Além do aplicativo gratuito para os sistemas Android e iOS, a empresa oferece uma agência virtual e um número de whatsapp que recebe os pedidos mais comuns, como consulta a débitos e segunda via da conta de luz, pedidos de religação e envio da leitura do medidor. Somente no último mês de setembro, estes canais somados processaram 3 milhões de solicitações dos clientes da Copel.

MENOS PAPEL – A digitalização dos serviços contribui para a redução no uso de papéis em todos os processos, uma prática alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU, que visa tornar mais eficiente o uso dos recursos naturais. Neste sentido, o Paraná lidera a opção por faturas digitais de energia elétrica no Brasil, com 1,5 milhão de clientes que escolhem receber sua conta menal por e-mail. A adesão não tem custo, e pode ser feita por qualquer canal de atendimento, inclusive site e aplicativo.

PAGAMENTO E PARCELAMENTO ONLINE – Lançada em janeiro deste ano, a opção de pagamento da conta de luz por PIX tem ganhado adeptos gradativamente. A média mensal de faturas pagas por esta modalidade dobrou no último trimestre, em comparação com os primeiros seis meses em que o serviço esteve disponível. Com a mudança de visual da fatura, que agora é nota fiscal eletrônica, o QRCode para pagamento veio para o cabeçalho da conta de luz, a fim de facilitar sua identificação.

Outro serviço online disponível é o parcelamento das contas em atraso, que pode ser feito pelo próprio cliente, através da agência virtual, para débitos entre R$100 e R$10 mil. A divisão dos valores pode ser feita em até 12 vezes, com entrada mínima de 10% e taxa de 1% ao mês.

Serviço – Canais de atendimento da Copel

Agência virtual: www.copel.com

Aplicativo Copel para Android e iOS

Whatsapp: 41 3013-8973

SMS exclusivo para informar falta de luz: 28593. Basta enviar as letras “SL” e o número da unidade consumidora