fbpx

COVID-19: COSERN TESTA PLATAFORMA ON LINE PARA ACOMPANHAR SAÚDE DOS COLABORADORES E PREVENIR CONTÁGIO

  • Ferramenta será estendida para os demais colaboradores da Neoenergia em outros 17 estados brasileiros;

 Estratégia soma-se ao reforço das inspeções de segurança junto às equipes de campo e instalação de câmeras termográficas que fazem leitura da temperatura corporal na entrada do Edifício-Sede da Cosern;

Natal, 10 de junho de 2020

A Cosern deu início na semana passa a um projeto piloto para prevenir casos de Covid-19 entre os colaboradores da distribuidora que depois será estendido para os demais funcionários da Neoenergia outros 17 estados do Brasil.

Trata-se da plataforma HealthCheck, desenvolvida pela Neoris, uma aceleradora digital. Pelo desktop ou por um aplicativo instalado no celular, os colaboradores da Cosern estão fazendo semanalmente o “check-in da saúde”, composto de cinco perguntas sobre como se sentem física e emocionalmente e se estão em isolamento ou não.

O objetivo da ferramenta piloto testada na Cosern é, diante das informações, traçar estratégias cada vez mais assertivas para combater o novo coronavírus com os colaboradores da Neoenergia. “Trata-se de uma plataforma de comunicação ágil criada para estabelecer uma base de informações cujo propósito é o cuidado com as pessoas, que são o nosso principal valor”, diz Harley Albuquerque, gerente de saúde e segurança da Neoenergia.

Os colaboradores da Cosern acessam a plataforma uma vez por semana para informar os dados sobre os sete dias anteriores ou quando, por ventura, apresentarem sintomas de covid-19. “Tomaremos medidas de acordo com a avaliação clínica das nossas equipes de saúde. Aqueles que se considerarem ansiosos, por exemplo, receberão, imediatamente, a indicação de aconselhamento psicológico profissional, oferecido pela empresa por meio do programa Mais Apoio”, explica Albuquerque.

Outras ações de prevenção à COVID-19 da Cosern

A plataforma HealthCheck faz parte de um conjunto de medidas preventiva adotadas pela Cosern como forma de prevenção do contágio do novo coronavírus. Uma câmera termográfica que afere a temperatura corporal dos colaboradores que precisam trabalhar no Edifício-Sede é outra ferramenta utilizada pela distribuidora.

Ao chegar na Cosern, o colaborador é orientado a seguir as marcações no piso que o levarão ao ponto exato onde está instalado o equipamento. Bastam alguns segundos em pé, em frente à câmera, para que a tecnologia identifique a temperatura corporal. O resultado sai em instantes. Caso seja detectada uma alteração de temperatura corporal do colaborador ele será orientado a retornar para casa e entrar em contato com o setor de saúde e segurança da distribuidora para acompanhamento, avaliação de sintomas e realização de exames e procedimento médico pertinente.

A Neoenergia, controladora da Cosern, tem realizado uma série de ações de forma a evitar a proliferação do Covid-19 para manter a continuidade e qualidade dos serviços essenciais de fornecimento de energia elétrica e atendimento à população nos 18 estados de atuação. No início da quarentena, instaurou uma jornada de trabalho remoto para mais de 4 mil funcionários (na Cosern, são cerca de 400 colaboradores trabalhando em sistema de home office), adaptando, em apenas quatro dias, boa parte da sua estrutura operacional e tecnológica.

A empresa conta também com uma equipe de técnicos de segurança do trabalho que observam em campo a atuação da operação de colaboradores próprios e de prestadores de serviços, reiterando práticas preventivas e as orientações das autoridades médicas para a prevenção ao novo coronavírus.

O uso de máscaras por todos os profissionais que precisam frequentar o Edifício-Sede e o distanciamento entre eles são obrigatórios. Além disso, são realizadas ações de conscientização e fornecidos kits de higiene como álcool em gel. Todas essas medidas de prevenção, associadas ao comportamento seguro, vem reforçando o compromisso da empresa com a segurança e saúde de cada colaborador.

Fotos: Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.