fbpx

COSERN REFORÇA ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA PARA EVITAR CHOQUES ELÉTRICOS EM PERÍODO DE CHUVAS E TEMPESTADES

Focada na segurança dos clientes, companhia reforça a importância das atitudes preventivas para minimizar riscos nos ambientes domésticos

Natal, 23 de junho de 2020

No Nordeste, o período de chuva exige que as pessoas reforcem as atitudes preventivas para se manterem seguras. Alagamentos, raios, quedas de árvores: esses são alguns dos acontecimentos comuns durante tempestades que podem interferir na rede elétrica. Os cuidados se tornam ainda mais necessários com a maior permanência dentro de casa devido ao isolamento social causado pela COVID-19.

A Cosern alerta que é necessário ficar atento aos efeitos dos raios. A descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia, além de comprometer as instalações das residências. “O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante como o de borracha e não esteja com a mão molhada.”, declara o gerente de saúde e segurança da Cosern, Eudes Augusto.

Casa segura

A Cosern recomenda redobrar a atenção quanto a presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas.  Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico.

Eudes Augusto reitera a importância de se proteger dentro de casa enquanto em períodos de chuva. “Não faça a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo e evite locais abertos como telhados e piscinas, que oferecem um maior risco, além do cuidado de nunca procurar abrigos sob árvores”, afirma o profissional.

Cuidados com alagamentos

Alguns locais sofrem com as enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas. Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.

O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Não toque no disjuntor nessas condições. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia pelo número 116. Quando o serviço for reestabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.

Lidando com o choque elétrico

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.