fbpx

COSERN REFORÇA INSPEÇÕES DE SEGURANÇA COM AS EQUIPES DE CAMPO PARA MINIMIZAR RISCOS DE ACIDENTE E DE CONTAMINÇÃO PELA COVID-19

Natal, 15 de maio de 2020

Enquanto as equipes operacionais da Cosern estão nas ruas trabalhando para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico potiguar – e garantir que o fornecimento de energia não seja interrompido para nenhum cliente, especialmente durante esse período de isolamento social – outro time entra em campo para garantir que nenhum profissional se acidente ou seja contaminado pelo novo coronavírus: os técnicos de segurança do trabalho.

“Com a crise mundial da COVID-19, ficamos diante de novos riscos, tanto para saúde de quem está em campo quanto no escritório ou em casa”, comenta Eudes Oliveira, Gerente de Saúde e Segurança da Cosern. “Estamos investindo fortemente em novos procedimentos, equipamentos e ações para prevenir a transmissão do novo coronavírus em nossa força de trabalho e o que é mais importante: sem baixar a guarda para os acidentes de trabalho”, ressalta.

Entre janeiro e abril, foram realizadas 461 inspeções de segurança pelos técnicos junto às equipes de campo da Cosern – um aumento de 266% em relação ao mesmo período do ano passado. Quando somadas, as quatro distribuidoras da Neoenergia (Cosern, Celpe, Coelba e Elektro) aumentaram esse esforço em 317% no mesmo período e realizaram, no total, 6.996 inspeções junto às equipes de campo nos quatro estados.

Passo a passo das inspeções

As inspeções de segurança são ações proativas para prevenir acidentes de trabalho. Por meio delas, os técnicos de segurança observam a atuação da força de trabalho operacional (colaboradores próprios e prestadores de serviços) para fomentar as práticas preventivas e identificar oportunidades de melhoria a serem trabalhadas para prevenir acidentes de trabalho.

“Estamos diante de um grande desafio e, frente ao cenário da COVID-19, reforçamos junto as nossas equipes operacionais a mensagem de quanto é importante o cumprimento dos procedimentos de segurança para a prevenção de acidentes”, lembra Wesley Gonsalves, Técnico de Segurança do Trabalho da Cosern. “Além disso, em nossas inspeções de segurança, que são realizadas diariamente, potencializamos as informações referente as medidas de prevenção e combate a este novo vírus”, detalha.

“O protagonismo e o engajamento na execução destas ações são fundamentais para atravessarmos este momento de crise e garantir a saúde e segurança de todos. A sensação de poder contribuir positivamente neste momento é indescritível. Tenho orgulho de estar presente nesta jornada e fazer parte do time de segurança”, complementa Wesley
A presença dos técnicos em campo é bem recebida pelos eletricistas: “A proximidade do pessoal de segurança conosco em campo, tirando dúvida e minimizando riscos, ajuda a reforçar o comportamento seguro e a confiança no nosso trabalho, comenta Jorge Miguel, eletricista da Cosern, em Natal.

Sobre a Cosern
Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
• Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
• Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
• Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.