fbpx

COSERN Realiza lavagem da rede elétrica em 15 municípios litorâneos para reforçar segurança e prevenir ocorrências durante o verão

Natal, 06 de novembro de 2020

A Cosern, empresa da Neoenergia, deu início a uma operação especial de manutenção da rede elétrica em 15 municípios do litoral potiguar. Ao todo, estão sendo lavados com 75 mil litros de água desmineralizada cerca de 9.500 estruturas (entre cabos, isoladores, transformadores e subestações) nos municípios de Natal, Mossoró, Areia Branca, Porto do Mangue, Baraúna, Tibau, Grossos, Serra do Mel, Pendências, Macau, Guamaré, João Câmara e Ceará-Mirim.

Iniciada em setembro, a lavagem da rede elétrica faz parte do planejamento anual da “Operação Verão” da Cosern, se estende até dezembro e é realizada sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes.

“O objetivo da lavagem é minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do nosso sistema elétrico, de forma a prevenir ocorrências nesse período do ano no qual o consumo de energia aumenta no litoral”, explica Pammella Santos, engenheira eletricista da Unidade de Expansão e Preservação de Redes da Cosern para as regiões Oeste e Seridó.

“A Cosern ressalta que o procedimento só pode ser feito pelos técnicos da concessionária, seguindo todos os procedimentos de segurança, e reforça o alerta para que a população sempre mantenha distância da rede elétrica”, alerta Pammela Santos.

Como é feita a lavagem da rede elétrica

A lavagem é feita com o uso de um caminhão tanque, abastecido com água desmineralizada e equipado com isoladores de forma a não transmitir energia. Para garantir a segurança da atividade, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a prevenir possível fuga de corrente.

Ação nacional da Neoenergia

Ao todo, entre setembro e dezembro de 2020, serão feitas a lavagem da rede em 27 municípios nos estados da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte, o que corresponde a mais de 15 mil pontos de rede beneficiados – locais onde são observados um alto índice de salinidade e maresia próximo ao ar. Em Salvador, por exemplo, está localizado o bairro com o maior nível de salinidade em área habitada do mundo, o Costa Azul.

Confira mais detalhes sobra a lavagem da rede elétrica no infográfico em anexo.

Fotos: Cosern/divulgação

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.