fbpx

Copel testa caminhão elétrico para transporte de materiais

Um caminhão elétrico será testado esta semana pela Copel, para o transporte de materiais entre Curitiba e municípios da Região Metropolitana, do Litoral e dos Campos Gerais. O veículo sem emissão de gases poluentes e livre de ruído e vibração tem um peso bruto total de 7,5 toneladas. Importado, é o único deste porte disponível no mercado brasileiro.

O desenvolvimento da mobilidade elétrica é uma das frentes de inovação em que a Copel tem atuado nos últimos anos. Em 2019, a empresa concluiu a instalação de postos de recargas que formam a maior eletrovia do Brasil, com 730 quilômetros de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. O projeto, executado em parceria com a Itaipu Binacional, instalou 12 eletropostos ao longo da BR-277, nos municípios de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

A empresa possui, atualmente, dois veículos elétricos em atividades cotidianas, e tem planos para expandir a participação na frota. “A Copel tem sido protagonista nas pesquisas sobre o gerenciamento da rede elétrica para abastecimento veicular, e temos interesse em testar todo tipo de veículo que utilize fontes limpas e renováveis, como a eletricidade”, afirma o gerente de Projetos Especiais da Copel Distribuição, Edison Ribeiro.

O caminhão que entrará em testes na próxima semana é da chinesa JAC Motors, e tem autonomia para até 200 quilômetros de rodagem. O fabricante estima que o custo total por quilômetro rodado resulte em 4 a 5 vezes menos, na comparação com a alimentação a óleo diesel.