fbpx

Cemig: líder mundial do setor elétrico em gestão de fornecedores

Empresa é a única concessionária de eletricidade fora da Europa incluída no Índice Dow Jones de Sustentabilidade

A Cemig tem a melhor gestão de fornecedores do setor elétrico de todo o mundo. A avaliação foi feita pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World), cujo relatório completo foi divulgado nesta semana. Das sete empresas brasileiras classificadas pelo DJSI World, este ano, apenas a Cemig não pertence ao setor de serviços financeiros e de varejo. A empresa também é a única concessionária de eletricidade fora do continente europeu a fazer parte do índice.

A partir do questionário e do acompanhamento externo de 77 concessionárias de serviços públicos de geração, transmissão e distribuição de energia, a Cemig foi reconhecida pelo DJSI como a líder mundial na gestão de fornecedores, além de ter recebido a melhor avaliação na dimensão social, uma das três dimensões, junto com a econômica e ambiental, que compõem o índice.

Um dos destaques da dimensão social foi o Programa de Desenvolvimento de Pessoas, alinhado com o planejamento estratégico da empresa. O programa surgiu da necessidade de atualizar as práticas de gestão de pessoas visando a promoção do desenvolvimento individual, a produtividade das equipes e a melhoria da qualidade dos vínculos sociais entre lideranças e equipes. No quesito de práticas trabalhistas e sindicais, a Cemig também foi muito bem avaliada.

Na dimensão ambiental, a Cemig se manteve, este ano, em primeiro lugar nos itens de relatório ambiental e gestão de riscos relacionados à água, e chegou à liderança mundial nos itens de estratégia climática e ecoeficiência operacional, graças ao monitoramento e à previsão dos níveis dos reservatórios, bem como o constante engajamento com o poder público, sociedade civil e usuários, entre outras iniciativas de sucesso na área ambiental.

Cadeia de fornecedores
Integrando o índice pelo 20º ano consecutivo e a única empresa do setor elétrico de fora do continente europeu, a Cemig adota, para prevenir e mitigar riscos, medidas de gestão que contemplam, principalmente, a transparência nos processos de aquisição de materiais e serviços. A empresa possui uma criteriosa gestão de seus fornecedores, de forma que as avaliações cadastrais e técnicas de fornecedores correspondem a políticas corporativas previamente definidas e revisadas anualmente.

Além disso, a Cemig incentiva a melhoria da gestão de seus fornecedores de serviços por meio de cláusula contratual que prevê a amortização de eventuais multas em até 50%, em função da comprovação de requisitos como certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, de capacitação de profissionais do quadro técnico e de que os gestores dos serviços estejam inscritos, cursando ou tenham concluído curso de gestão empresarial.

Os critérios aplicados no cadastramento e homologação de novos fornecedores incluem também aspectos ambientais e sociais, porém, para atender aos requisitos da Lei de Licitações, a Cemig não pode selecionar a contratação exclusivamente nesses aspectos. Por isso, a empresa busca alinhar os fornecedores e contratados à sua visão de responsabilidade social corporativa, seus compromissos e valores empresariais.

No que se refere aos aspectos sociais, a Cemig atua de forma a verificar conformidade legal de regras trabalhistas e previdenciárias e possui procedimentos para investigação de queixas, reclamações e denúncias, bem como aplica cláusulas contratuais que visam prevenir situações de riscos em direitos humanos.

Fornecedores críticos
Um quesito importante para os responsáveis pela avaliação do Índice Dow Jones de Sustentabilidade é o mapeamento dos fornecedores considerados críticos, ou seja, aqueles cujos bens ou serviços possuem um impacto significativo na importância estratégica da empresa e no risco de fornecimento.

Para averiguação de alinhamento das práticas com os requisitos da companhia, são realizadas verificações in loco em fornecedores críticos, além de verificações amostrais no universo total de fornecedores e procedimentos que verificam a conformidade em toda a cadeia de suprimentos, em alguns casos, também em fornecedores sub-contratados.

Reconhecimento
Para reconhecer os desempenhos além do esperado, fornecedores de material e prestadores de serviços que se destacaram durante o ano são homenageados no evento Prêmio Fornecedores Cemig. A premiação avalia o fornecimento de serviços e materiais com base em critérios como prazo, qualidade, segurança, garantia e preço. Em 2018, um universo de 1.839 fornecedores teve pedidos de compra ou contratos com a Cemig, entre os quais 83 foram reconhecidos pelo prêmio.

Os premiados receberam placas em homenagem à avaliação positiva dos serviços prestados. Dentro desse total, 43 fornecedores atingiram o grau de excelência “Suprimento Assegurado de Material”, obtendo um atestado que lhes permite entregar e faturar material sem necessidade de inspeção prévia, pelo prazo de um ano. Foram reconhecidos ainda três fornecedores, cujas práticas em reponsabilidade social, responsabilidade ambiental e segurança do trabalho foram consideradas relevantes em prol da sociedade.