fbpx

Atenção especial à rede elétrica no verão

Fonte.: O Globo

Enel investe no monitoramento do sistema elétrico e orienta clientes sobre risco de contato acidental com fios nesta época

O verão é temporada de férias e recessos mais demorados, como o carnaval. É também um período de tempestades e fortes ventos.  Para minimizar possíveis transtornos aos clientes, a distribuidora de energia Enel investe em ações de monitoramento da rede e prevenção de acidentes, além de orientar os consumidores sobre os riscos de contato acidental ou manipulação ilegal da rede elétrica.

Aloisio Baptista, responsável pelos setores de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade da Enel Brasil, ressalta que, durante os temporais, pode correr a queda de árvores sobre a rede elétrica. Nesses casos, a orientação é não se aproximar ou tocar em cabos partidos e entrar imediatamente em contato com a Enel e com o Corpo de Bombeiros. A ventania também pode derrubar objetos como barras de ferro, trilhos de cortina, pedaços de madeira e bambu, que podem ser condutores de eletricidade e, por isso, não se deve tentar retirá-los da rede elétrica.

O especialista também destaca que entre as ocorrências, nesta época, estão as ocasionadas por pipa, construção civil, instalação de antena e tentativa de furto. Essas atividades exigem diversos cuidados listados pela concessionária, que atua no Rio, São Paulo, Ceará e Goiás.

No caso das obras, é preciso estar atento a materiais como vergalhões, escadas e andaimes para que não se aproximem dos fios. O especialista explica que não é permitido o avanço da construção para a calçada e nem a poda de árvores próximas à rede elétrica. Os profissionais também precisam ter cuidado com lajes que ficam mais próximas dos fios.

Outro serviço aparentemente comum que exige cuidado é a instalação de antenas. A concessionária só indica a atividade se o tempo estiver bom e a instalação ocorrer longe dos fios. É preciso calcular a distância para que, em caso de queda da antena, a mesma não toque nos fios. Em caso de acidente, chame a Enel e não tente retirar o objeto.

Os técnicos da concessionária também alertam para os cuidados com a segurança durante a realização de eventos. Devem ser observados aspectos como local dos palcos e da instalação de enfeites carnavalescos, assim como a altura e itinerário dos trios elétricos, com o objetivo de evitar aproximações com a rede energizada.

Educando as crianças

Aloisio Baptista conta que a empresa também realiza ações educativas e preventivas sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica direcionadas ao público infantil através das redes sociais, palestras e visitas a escolas da área de concessão. Afinal, crianças são os maiores fãs de uma perigosa brincadeira para a rede elétrica: empinar pipa.

Conhecido como cafifa em Niterói, no estado do Rio, e papagaio em boa parte do país, o brinquedo de papel pode enroscar nos fios, causando a piora na qualidade do serviço, interrupção do fornecimento de energia e até curtos-circuitos com o rompimento de cabos. A tentativa de resgate da pipa é muito perigosa e coloca em risco a vida dos jovens.

– Acreditamos que dando conhecimento do risco para esse público, teremos guardiões mirins  da cultura de segurança, alertando pais, familiares e vizinhos, diante de uma situação de risco – explica o especialista.

Furto é crime

Se soltar pipa, realizar pequenos reparos domésticos ou ajudar na montagem do palco da rua para a festa de carnaval são algumas das atividades que podem colocar em risco a integridade da rede elétrica e a vida das pessoas no verão, há uma ocorrência que prejudica o fornecimento de energia o ano todo e é um dos principais pontos de preocupação não só para a concessionária: o furto de energia, o famoso “gato”. A atividade ilegal afeta diretamente a qualidade do serviço prestado e põe em risco a população, principalmente quem manipula a rede elétrica.

– As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos, sobrecarga na rede elétrica, interrupção no fornecimento de energia, acidentes graves e até mortes – ressalta Aloisio.

O especialista destaca ainda que, principalmente durante o verão, a maioria das atividades, seja de lazer ou trabalho, está diretamente relacionada à energia elétrica.

– Nossa energia é vital para gerar benefícios no dia a dia da sociedade. Ouvir música, relaxar no ar-condicionado, beber uma água gelada refrescante ou assistir ao carnaval pela TV, por exemplo, só é possível graças à energia elétrica. Daí a importância de seguir as dicas de segurança para aproveitar todo o conforto que podemos proporcionar sem correr riscos– encerra Aloisio.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Brasil podem   entrar em contato pelos canais de comunicação da empresa. O site da concessionária também está à disposição dos consumidores (www.enel.com.br)