fbpx

Amazonas Energia realiza ações socioambientais referentes ao dia internacional da reciclagem

Assessoria de Imprensa

Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) para alertar sobre a importância do descarte correto dos resíduos gerados pela população. Na última sexta-feira (14), foram descartados 1.640 kg de arquivos antigos oriundos de departamentos da Sede, unidade Ephigênio Salles (V8) e antiga Sede II localizada no Centro de Manaus. 

Todo o material foi doado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Recicla, e encaminhado para trituração numa fábrica do Distrito Industrial, que o utilizará como matéria-prima para fabricação de papelão. Além disso, também é realizada a reciclagem dos resíduos provenientes da montagem das cestas básicas que acontece todo sábado na unidade de Flores da Empresa, por meio do projeto Energia Solidária.

Essas ações de reciclagem que vêm sendo realizadas, reafirmam o compromisso socioambiental, bem como o valor de sustentabilidade que integra a nova cultura organizacional da Amazonas Energia.

O Brasil gera por ano 80 milhões de toneladas de lixo e apenas 4% são reciclados, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em Manaus, a taxa de reciclagem é ainda menor, 2,2%, conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Comparado com outros países, o Brasil está muito longe de ter um percentual de reciclagem satisfatório. A Alemanha, Bélgica e Suíça, por exemplo, possuem índice acima de 50%.

Mesmo diante dos baixos índices de Manaus, a Amazonas Energia vem fazendo a sua parte, realizando a reciclagem de vários resíduos gerados na empresa em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Recicla.