fbpx

Abradee amplia canais de comunicação com o público

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) está lançando, nesta semana, uma série de canais de comunicação voltados para o público em geral, dentro da iniciativa Energia Sempre Com Você. O objetivo da plataforma é disponibilizar informações sobre o setor elétrico de forma simples e didática, facilitando o entendimento dos desafios e das mudanças por que passa o setor atualmente.

Os conteúdos já estão disponíveis no hub www.energiasemprecomvoce.com.br, plataforma principal do projeto, e incluiebooks, vídeos, podcasts, além de notícias sobre o segmento de distribuição e cases de inovação das empresas. As informações essenciais ficam disponíveis para consulta a qualquer tempo, e serão publicadas, semanalmente, novidades que também estarão nas redes sociais do projeto – Facebook e Instagram. Uma newsletter quinzenal será distribuída para formadores de opinião, agentes do setor de energia no Brasil e interessados que se cadastrarem via hub.

Para facilitar a comunicação com o público final, a Abradee desenvolveu conteúdos em linguagem objetiva que traduzem aspectos técnicos do universo da distribuição de energia, como o vídeo recém-lançado no XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (http://energiasemprecomvoce.com.br/video.html).Dessa forma, o consumidor poderá conhecer mais a fundo os diversos atores que compõem o setor elétrico, os elementos que formam a tarifa de energia e para onde vai o dinheiro da conta de luz. Ele também poderá se aprofundar em conceitos como a geração distribuída e as energias renováveis.

O objetivo da ação é colocar uma luz sobre aspectos fundamentais para o desenvolvimento do mercado de energia. A essencialidade da rede de distribuição é um deles. Ao apresentar de maneira clara a complexidade do sistema elétrico, incluindo a geração, a transmissão e a distribuição, a Abradee espera conscientizar seus diversos stakeholders sobre a importância do segmento para o avanço não só do setor energético, mas também da economia brasileira. As distribuidoras estão presentes em 99,8% dos lares brasileiros e representam 3,7% do PIB Nacional.

Ações de comunicação como esta se mostram cada vez mais importantes à medida que novas tecnologias impõem à sociedade a necessidade de fazer escolhas que afetarão o dia-a-dia das pessoas por muito tempo. O setor elétrico não foge desse cenário. O avanço tecnológico está mudando a maneira como se produz e se consome energia. Para além do setor, a chegada dos veículos elétricos promete revolucionar a mobilidade, trazendo mais conforto à população e reduzindo os impactos ao meio ambiente. A evolução dos painéis solares, por sua vez, promove a figura do “consumidor-produtor”, ou seja, transforma o usuário final de energia em participante ativo do sistema, podendo gerar sua própria energia.