Eletrobras dá dicas de consumo consciente nas festas de fim de ano

Eletrobras dá dicas de consumo consciente nas festas de fim de ano

Eletrobras dá dicas de consumo consciente nas festas de fim de ano

2 minutos de leitura

Natal e Réveillon são os períodos mais iluminados do ano. Por toda parte, famílias e comércios enfeitam suas residências e estabelecimentos com luzes pisca-piscas, árvores de natal e cascatas com lâmpadas. Mas é preciso ter cuidado com toda essa luminosidade para não elevar muito o valor da conta de energia. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas dá dicas de consumo consciente no uso da decoração natalina.

Uma dica fundamental é escolher bem o tipo das lâmpadas a serem utilizadas. Lâmpadas de led podem ser mais caras do que as outras, mas em compensação são bem mais econômicas, proporcionando uma economia que pode chegar a até 87% em relação a outros modelos.

“Dar preferência a lâmpadas de led é um investimento que vale a pena para o consumidor porque elas facilmente se pagam com a economia que proporcionam. Sempre que possível, o cliente ainda deve escolher produtos que tenham o selo do Procel, categoria A, que são modelos devidamente testados e com a garantia de serem mais econômicos”, afirma Marcelo Ximenes, assistente da diretoria de Regulação da Eletrobras.

O tempo de uso das lâmpadas é outro fator que irá influenciar o valor da conta de luz. Quanto maior o tempo de uso, maior o consumo. Uma dica importante é somente utilizar as lâmpadas no período da noite, quando houver circulação de pessoas no ambiente, desligando-as durante o dia e a madrugada.

É importante também prestar atenção ao estado de conservação do pisca-pisca antes de reutilizá-lo, pois a utilização prolongada das luzes pode provocar ressecamento dos produtos, prejudicando o seu bom funcionamento e podendo causar um curto-circuito.

Mais acessadas

Para mais informações sobre as ações da
Abradee acesse a área de imprensa

ACESSAR