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Confira aqui textos autorais dos executivos da Abradee e as principais notícias da entidade.
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Modelo iEV1200T, da JAC Motors, foi utilizado em setembro na área de concessão da Companhia em São Paulo. Testes trarão subsídios para adoção desta tecnologia na frota pesada da Companhia
São Paulo, 28 de setembro de 2020 – A eletrificação da frota e fomento à mobilidade elétrica no país seguem com um dos pilares da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro. Com o objetivo de liderar a transição energética do setor, a Empresa deu mais um passo por meio de uma parceria com a JAC Motors, e foi a primeira do setor, no Brasil, a testar um caminhão elétrico em seus serviços. O modelo iEV1200T foi utilizado na área de concessão da distribuidora da EDP em São Paulo, nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos, durante o mês de setembro.
Ao sair na frente nos testes com o veículo, a EDP busca entender os resultados na operação e avaliar se as características do modelo são as mais adequadas às necessidades da Empresa. O caminhão iEV1200T é o primeiro 100% elétrico, abaixo de 8 toneladas de peso bruto total, disponível no mercado brasileiro. O modelo possui um custo total por quilômetro rodado até cinco vezes menor que seu equivalente a diesel. O caminhão elétrico atuará em operações de manutenção e serviços da Distribuidora de energia.
Durante o período de testes, a EDP estima uma redução de 64% nos custos com o abastecimento do veículo, considerando um cenário mais conservador. Na manutenção, a economia pode chegar a 70%. Para o meio ambiente, os ganhos seriam ainda maiores pois, considerando uma média de 1 mil quilômetros rodados por mês, um veículo a combustão emite cerca de 2.800 quilos de CO2, enquanto o caminhão elétrico não gera emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente. A Companhia conta com uma frota de aproximadamente 150 caminhões.
“A EDP tem a intenção de ter sua frota 100% elétrica até 2030. Os veículos pesados são nossos maiores desafios e estamos tendo grande êxito ao ser pioneiros no uso do caminhão elétrico. O resultado dos testes pode nos permitir, em um horizonte de tempo mais rápido do que esperávamos, o início da implantação desses veículos em nossa frota”, afirma Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.
O novo caminhão elétrico tem torque imediato de 1200 Nm (Newton/metros), câmera 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado com uma bateria de 97 kWh de capacidade. Para carregar o veículo, a EDP fará uso de sua rede de recarga nas sedes da companhia ou em vias públicas.
A linha oferece ainda uma tecnologia inteligente, o i-Pedal. Isso permite que, ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico se transforme em gerador e recarregue a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%.
“A cessão pioneira do nosso caminhão elétrico à EDP enaltece a chegada desse produto ao Brasil, uma vez que estamos nos conectando a uma das maiores e mais respeitadas companhias de energia do mundo”, afirma Pedro Mendes, diretor de Vendas Corporativas da JAC Motors Estratégia em Mobilidade Elétrica.
EDP e JAC já haviam firmado uma parceria em 2019. Na ocasião, a EDP, por meio da EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da Companhia, tornou-se a fornecedora indicada de equipamentos de recarga para os clientes que adquirem veículos 100% elétricos da JAC Motors. Além disso, a EDP Smart também instalou 30 postos de recarga nas concessionárias da empresa automotiva em território nacional.
A eletrificação da mobilidade é um eixo da estratégia do Grupo EDP. A Companhia busca o desenvolvimento de novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transformação da matriz energética. A Empresa quer liderar o movimento dessa transição para uma economia de baixo carbono.
No ano passado, a EDP apresentou em Chamada Pública da Aneel sobre o tema Mobilidade Elétrica Eficiente projetos que representam um investimento de cerca de R$ 50 milhões, via Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, recursos próprios e de parceiros.
O principal deles, iniciado no final de 2019, envolve a implementação de 30 novos pontos de carregamento que vão cobrir todo o Estado de São Paulo e conectar os principais corredores elétricos do País, interligando a capital paulista a Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. É o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kw e 350kw). O empreendimento terá um investimento de R$ 32,9 milhões e vai conectar 64 pontos de carregamento, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão.
Já em novembro do ano passado, a EDP deu início a um projeto-piloto de mobilidade em parceria com a VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados empresariais de transporte e logística do País, com o objetivo de desenvolver um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo. A iniciativa também foi contemplada na Chamada Pública da Aneel e tem duração prevista de cerca de dois anos, com investimento de R$ 6,5 milhões.
Em dezembro de 2019, a EDP, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, inaugurou a maior rede de postos de carregamento de carros elétricos do Espírito Santo. O projeto contou com um investimento de cerca de R$ 350 mil e implantou sete estações de recarga.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
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