fbpx

COSERN REFORÇA DICAS DE CONSUMO CONSCICENTE DE ENERGIA ELÉTRICA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Natal, 25 de maio de 2020

A aquisição de novos equipamentos eletroeletrônicos e, principalmente, o comportamento de consumo são os fatores que mais podem impactar no valor da conta de energia. Em tempos de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, a permanência de mais pessoas dentro das residências alterou a forma como as famílias consomem energia.

O resultado dessa mudança de rotina diária tem reflexos diretos na fatura, mesmo sem reajuste na tarifa de energia. Para não ser surpreendido no fim do mês, o cliente deve estar atento aospequenos detalhes dentro de casa, adotar hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e adequar o valor da conta ao orçamento doméstico.

“O consumidor precisa estar consciente de que, se não houve incorporação de novos aparelhos eletrônicos na residência, a resposta para um eventual aumento no valor da conta pode estar associada a uma mudança no comportamento de consumo”, lembra Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação de Receita da Cosern.

Em casa, praticamente em tempo integral, não é incomum que as pessoas abram e fechem a geladeira com mais frequência, acionem equipamentos elétricos – tais como micro-ondas ou ar condicionado – mais vezes ou deixem as crianças utilizarem vídeo game e assistirem TV durante mais tempo do que o normal. Esses hábitos estão diretamente relacionados ao consumo de energia.

Por isso, a Cosern, empresa da Neoenergia, reforça as dicas de consumo consciente e lembra que, independentemente do isolamento social, sempre é possível adequar alguns hábitos e atitudes no dia a dia, minimizando o impacto da conta.

A concessionária lembra ainda que, de acordo com dados da Aneel, pratica a menor tarifa da região Nordeste quando se comparam as distribuidoras de energia elétrica com mais de 1 milhão de clientes.

Confira as dicas de economia de energia da Cosern:

  • Fique de olho em vários aspectos da geladeira

Verifique sempre o estado das borrachas de vedação da geladeira, a fim de evitar desperdício de energia. Um teste prático é colocar uma folha de papel e fechar a porta do refrigerador. Se a folha ficar presa pela borracha, a vedação está adequada. Se a folha cair, a borracha não está com vedação adequada, o que significa maior gasto de energia. Não coloque comida quente na geladeira nem seque roupas atrás do eletrodoméstico, pois há risco de choque elétrico e também não é recomendando forrar as prateleiras para não dificultar a circulação do ar.

  • Evite usar a função stand-by dos aparelhos

Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em “stand-by”, o famoso “modo espera” que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

  • Escolha lâmpadas LED

Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Dê preferência sempre às lâmpadas de LED. Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado.

  • Utilize a função “timer” das TVs

Evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

  • Mantenha temperatura agradável do ar condicionado

Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado no calor. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.

  • Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora

Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. O monitor pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do ambiente. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

  • Fique de olho no carregador de celular

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.

  • Aproveite a luz natural

Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

  • Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)

Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.