fbpx

Copel recebe premiação máxima por combater mudanças do clima

A Copel recebeu nesta quarta-feira (04/12), pela primeira vez, a premiação máxima do Selo Clima Paraná, iniciativa governamental para combater as mudanças do clima e ampliar a competitividade econômica no contexto de uma economia de baixo carbono.

 

 

O Prêmio Selo Clima Paraná 2020 premiou 46 empresas que, voluntariamente, decidiram medir, divulgar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global e das mudanças do clima. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST-PR) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

 

 

A sexta edição do prêmio aponta crescimento na elaboração de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa. Neste ano, 115 unidades industriais agregadas em 46 empresas foram outorgadas com o selo, representando 26% das emissões na indústria paranaense. Em 2015, quando a premiação foi criada, 21 organizações foram outorgadas, o que representava à época 7% das emissões da indústria no Paraná.

 

 

Energia sustentável 

 

 

A cerimônia online teve a participação do presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, que destacou a relevância do prêmio no setor corporativo. “O valor que temos de uma ação como essa é muito alto, esse cuidado com a sustentabilidade tem tomado cada vez mais espaço no meio empresarial, com mais empresas envolvidas”, afirmou Carlos Valter Martins Pedro ao dar início ao evento.

 

 

O presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza, também ratificou o significado da premiação. “São quase 50 empresas premiadas neste ano, é a maior adesão ao selo desde 2015, o que mostra que a nossa política ambiental está ainda mais próxima do setor produtivo, traduzindo uma necessidade do mercado, e desejamos que mais organizações estejam presentes em 2021”, declarou Everton Souza.

 

 

Para completar a abertura da premiação, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo no Paraná, Márcio Nunes, anunciou uma novidade: o programa Descomplica Energia Sustentável, que concederá subsídios para instalação de painéis solares fotovoltaicos e fontes eólicas. “Da mesma forma que lançamos o Descomplica Rural, programa que trouxe agilidade nos processos de licenciamento ambiental no campo, agora vamos lançar mais esse programa, voltado à geração de energia sustentável”, contou Márcio Nunes.

 

 

Selo Clima Paraná Plus

 

 

O Prêmio Selo Clima Paraná tem três categorias que permitem demonstrar, para clientes, fornecedores e para a sociedade em geral, o compromisso da empresa com o desenvolvimento Sustentável.

 

 

A Copel foi outorgada com a premiação máxima, o Selo Clima Paraná Plus, para empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma auditoria independente, acreditada pelo Inmetro, comprovando redução das emissões.

 

 

Para a superintendente da Coordenação de Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa (CSG) da Copel, Luisa Cristina Tischer Nastari, o histórico da empresa na área de sustentabilidade é considerável e está refletido na obtenção do selo.

 

 

“A Copel tem um trabalho de longa data na área de sustentabilidade e mudanças do clima, então para nós é uma grande satisfação sermos agraciados com o selo, por isso agradecemos à Fiep e à Secretaria por mais esse reconhecimento”, afirmou Luisa Nastari.

 

 

As outras duas categorias são o Selo Clima Paraná Original, para empresas que elaboram inventários das emissões de gases de efeito estufa e os submetem à validação da SEDEST; e o Selo Clima Paraná Ouro, para empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma auditoria independente, acreditada pelo Inmetro.

 

 

A referência metodológica da premiação é o Programa Brasileiro GHG Protocol, concebido e gerido pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

 

 

Mais informações sobre o Programa de Mudanças Climáticas da Copel estão aqui.