fbpx

Copel orienta crianças sobre uso seguro de energia

Com o isolamento social, as crianças estão passando mais tempo em casa.

Por conta disso, o programa educativo Iluminando Gerações precisou se reinventar para continuar levando às crianças informações sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica.

No canal da Copel no YouTube, na playlist Educação, vídeos podem ser acessados abertamente por toda a família. Neles, a dupla já conhecida Jacuí e Maricota explica o caminho da energia e outros temas de segurança e eficiência: uso seguro de chuveiro, tomadas e celular; cuidados com pipa; o que fazer no caso de choque; uso eficiente da energia; coleta seletiva e uso consciente da água.

O material foi organizado logo depois do começo da pandemia, em abril de 2020, para atender as escolas no Paraná que deixaram de receber as palestras presenciais do Iluminando Gerações, programa tradicional da Copel que leva dicas importantes de segurança para crianças.

Evite acidentes  

A página do Espaço Energia Copel no Instagram também compartilha dicas de uso seguro da energia elétrica, com o objetivo de evitar acidentes com choque elétrico.

Entre as principais orientações para o uso seguro da energia estão os cuidados com a fiação interna da casa, e a utilização de uma tomada para cada aparelho, sem o uso de “T” ou benjamin. Quando for necessário ligar mais de um equipamento, deve-se utilizar o filtro de linha.

Para troca de lâmpada ou pequenos reparos, o disjuntor deve ser desligado, a fim de garantir a interrupção do fluxo de energia. Nos casos de manutenções mais complexas, é recomendado deixar a tarefa a cargo de um profissional habilitado.

No site da empresa também existe um material amplo de educação, com cartilhas, jogos e informações sobre a história da Copel e da energia, e ainda links para o Espaço Energia Copel e o Museu Regional do Iguaçu.

As ações do Iluminando Gerações estão diretamente ligadas ao ODS 11, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. São prioritários no setor elétrico brasileiro os ODS 7, 8, 9, 11 e 13.