fbpx

Com forte calor, consumo de energia cresceu 6,5% em janeiro, diz CCEE

Por Camila Maia | Valor

SÃO PAULO  –  O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 6,5% em janeiro na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, refletindo o forte calor registrado no período, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com base em dados preliminares de medição coletados e expostos no boletim InfoMercado Semanal Dinâmico.

No período, o consumo de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) somou 67.705 megawatts (MW) médios, total 4.116 MW médios acima do consumo de janeiro de 2018, quando as temperaturas foram mais amenas.

No mercado regulado, das distribuidoras, houve aumento de 7,3% do consumo, considerando a saída de consumidores deste ambiente de contratação migrando para o mercado livre. Se o movimento fosse desconsiderado, a alta seria de 8,5% no consumo de energia.

No mercado livre, no qual os consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, o consumo cresceu 4,5%. Sem contar com os novos consumidores que migraram do cativo, a alta seria de 1,4%.

Entre os segmentos de consumo cujos dados são compilados pela CCEE, os maiores destaques em termos de crescimento de consumo foram de bebidas (alta de 9%), transportes (8,2%) e serviços (5,5%).

O segmento de veículos, por sua vez, teve queda de 2,9%, enquanto no têxtil houve recuo de 1,8%.