fbpx

Amazonas Energia alerta sobre queimadas no período de estiagem

Neste mês de agosto, a época da estiagem no Amazonas tem gerado altas temperaturas e, com isso, altos índices de queimadas na região amazônica. No último domingo (04), ocorreu um incêndio muito próximo a rede elétrica da Subestação Manaus, localizada na Av. Governador Governador José Lindoso (Av. das Torres),  e o Corpo de Bombeiros foi acionado. A Amazonas Energia alerta sobre os cuidados com as queimadas nesta época do ano. As queimadas que ocorrem neste período, além de causar sérios prejuízos ao meio ambiente, provocam danos na rede de distribuição, gerando a necessidade da troca dos equipamentos danificados e um risco alto de acidentes na rede.

Em casos de queimadas, para que a energia seja restabelecida com segurança, e sem maiores danos, o processo se torna mais complexo, já que em alguns casos as queimadas acontecem em áreas de difícil acesso onde precisam ser mobilizadas equipes pesadas e em maior quantidade para executar o serviço após o controle das chamas.

A Amazonas Energia alerta que as principais causas de queimadas estão ligadas ao preparo de pastos e terrenos para plantio, o que geralmente ocorre em períodos de altas temperaturas e baixa umidade do ar. A queima de lixos e pontas de cigarros jogados às margens de estradas, atingindo a vegetação seca, são fatores que contribuem para as queimadas na época de estiagem.

Para evitar acidentes elétricos relacionados a queimadas é importante tomar alguns cuidados que podem fazer toda diferença, como não realizar queimadas nas proximidades das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, assim como não jogar pontas de cigarro em área de vegetação com folhas e galhos secos. Em acampamentos deve-se apagar com água o resto do fogo, visando evitar que o vento leve as brasas para a mata. Em caso de incêndios deve-se entrar em contato com Corpo de Bombeiros por meio do número telefônico 193 o mais rápido possível.