Notícias e
artigos

Confira aqui textos autorais dos executivos da Abradee e as principais notícias da entidade.

 topo

Abradee lança 18ª edição da Campanha Nacional de Segurança

Ação visa aumentar a percepção sobre a prevenção de acidentes com a rede elétrica

Comprometida em continuar essa trajetória de conscientização e segurança, em 2024, a Abradee e suas 39 distribuidoras de energia associadas lançam a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica. Sob o slogan “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica“, a campanha visa reforçar a importância da prevenção e do comportamento seguro em relação à eletricidade, buscando reduzir ainda mais o número de acidentes e, sobretudo, preservar vidas.

No ano de 2023, o país registrou uma redução de quase 8% no número de acidentes fatais com a rede elétrica, quando comparado ao ano anterior. Este progresso também se deve ao intenso trabalho realizado pela Abradee, e suas associadas, por meio das campanhas regionais e da Campanha Nacional de Segurança. Mas apesar da redução do número de mortes (250 em 2023 x 270 em 2022) relacionadas ao contato com a rede elétrica, no último ano o setor registrou um aumento de 26 casos no número total de acidentes: 782, que englobam além dos incidentes fatais, as lesões graves e leves. O maior número de acidentes está relacionado à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutor/equipamento de energia, e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.

O presidente da Abradee, Marcos Madureira, reforça a importância da participação ativa de todos para continuar avançando na construção de um ambiente mais seguro em relação ao uso da energia elétrica. “A redução dos acidentes fatais em 2023 é um indicativo claro de que nossas ações de conscientização estão no caminho certo. No entanto, o aumento no número total de acidentes nos alerta para a necessidade de intensificarmos nossos esforços. Cada vida importa e nosso objetivo é zerar o índice de acidentes”, afirma.

A nova campanha incluirá uma série de iniciativas, como materiais educativos, site exclusivo e ações nas mídias sociais e com influenciadores digitais, visando atingir diferentes públicos, desde profissionais do setor elétrico até a população em geral.

 

Para mais Informações sobre
as ações da abrade