Imprimir

Copa do mundo 2018: confira as dicas de economia e de segurança com energia elétrica da cosern durante o mundial da rússia

Natal, 06 de junho de 2018

A Copa do Mundo 2018 está cada dia mais perto. A abertura será na 5ª feira (14) e a Seleção Brasileira entra em campo no domingo (17), enfrentando a Suíça, às 15h.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, preparou uma série de dicas de economia e de segurança para ajudar os clientes a se tornarem campeões no quesito “consumo seguro e consciente de energia elétrica”.

São atitudes e estratégias que todos podem colocadas em prática durante a Copa do Mundo e depois se transformarem em hábitos regulares de toda família.

Atitudes:

ü   Na hora de torcer pelo Brasil, tire todas as bebidas da geladeira e coloque em um cooler ou isopor. Evite abrir e fechar a porta a todo o momento, pois isso faz com que a geladeira consuma mais energia. Lembre-se: se for beber, não dirija!

ü   Com uma folha de ofício, faça um teste simples para ver se não está na hora de trocar a borracha da sua geladeira. Se a folha sair com facilidade depois que a porta for fechada, a borracha está velha e deixando o ar vazar. É hora de trocar. 

ü   Não coloque os salgadinhos quentes na geladeira. Qualquer alimento só deve ir para a geladeira na temperatura ambiente.

ü   Lave e passe todas as camisas da Seleção Brasileira da família de uma só vez e aproveite para colocar a quantidade máxima de roupa na máquina, que deve ter o Selo PROCEL de eficiência.

ü   Não seque a sua camisa do Brasil atrás da geladeira. As serpentinas devem estar livres para fazer a troca de ar com o ambiente.

ü   Passe todas as camisas do Brasil e o restante das roupas de toda família de uma vez só. Nada de ligar o ferro para passar cada peça em momentos diferentes.

ü   Assista aos jogos em uma única TV e comemore os gols do Brasil com toda a família. É muito mais divertido. Não deixe as outras TVs ligadas sem necessidade.

ü   Substitua os “benjamins” ou “T” que ligam seus vários equipamentos na sala ou quarto por um filtro de linha. Depois dos jogos, desligue todos os equipamentos com um único botão no filtro de linha. Isso evita que a função “stand-by” dos aparelhos” continue consumindo energia.

ü   Não deixe o carregador de celular conectado na tomada sem necessidade, pois ele continua consumindo energia.

ü   Contrate um profissional para fazer uma revisão elétrica em equipamentos como caixas de som, microfones, videokês, equipamentos de luzes e outros aparelhos que vão animar a sua festa em casa. É importante não sobrecarregar a rede elétrica do seu imóvel ligando muitos equipamentos ao mesmo tempo.

ü   Ao planejar a decoração da rua, nunca utilize os postes da Cosern para amarrar bandeiras e evite jogar serpentina metálica e outros objetos em direção à rede elétrica.

ü   Ao realizar eventos abertos com palco, por exemplo, é preciso fazer um pedido de ligação provisória de energia elétrica à Cosern com no mínimo três dias de antecedência e contratar um profissional para fazer o aterramento correto das estruturas metálicas. 

 

Estratégias:

ü   Na hora de comprar uma geladeira ou TV novas, compre as que tem o Selo PROCEL de Economia de Energia. Isso faz toda a diferença na hora de pagar a conta. No caso das TVs, opte pelas de LED, mais econômicas do que as de plasma e LCD.

ü   Substitua lâmpadas halógenas ou fluorescentes compactas por lâmpadas de LED. As lâmpadas halógenas aquecem muito o ambiente e consomem cerca de 70% a mais do que as de LED.

ü   Se for ligar o ar-condicionado na hora do jogo, feche todas as janelas e portas; se o ambiente tiver ventilador de teto, ligue o equipamento na rotação média e aumente a temperatura do termostato. Essa medida economiza energia.

ü   Abra as janelas e apague as lâmpadas dos ambientes que não estiver utilizando. Como todos estão em um único local assistindo a TV, não é necessário deixar as lâmpadas acesas.

ü   Quando for decorar a casa com as cores verde e amarelo, não esqueça de pintar as paredes e tetos com clores claras. Além de refletirem melhor a luz natural, reduzem o consumo da iluminação artificial.

ü   Na hora de tomar banho, regule o chuveiro elétrico para a posição “verão”. Depois de comemorar tantos gols, um banho mais frio vai deixá-lo mais relaxado.

ü   Se for necessário instalar uma antena externa de TV, contrate um profissional e oriente a instalação longe da rede elétrica da Cosern. A distância mínima de segurança é de 2,5m da rede.

ü   Ao construir ou reformar a sua casa, mantenha sempre distância dos fios do poste.

 

Fotos: Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Acesse o site (www.vamosdarumbasta.com.br) e conheça as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.