Imprimir

Cosern esclarece dúvidas de consumidores sobre as diferentes causas de interrupções no fornecimento de energia elétrica

Natal, 08 de maio de 2018

Você já parou para se perguntar o que pode causar a interrupção no fornecimento de energia elétrica? Um desligamento pode acontecer por diferentes razões e é importante conhecer as principais características dos seis tipos mais comuns.

A seguir, a Cosern esclarece cada um:

1 – DESLIGAMENTOS INTEMPESTIVOS:

São aqueles causados por:

•      Chuvas fortes, ventos e raios;

•      Batidas de veículos em postes;

•      Galhos de árvores na rede elétrica;

•      Atos de vandalismo.

Nestes casos, o sistema de proteção da rede elétrica da Cosern desliga automaticamente o fornecimento para evitar riscos às instalações e às pessoas. Nessas situações, mantenha distancia da rede, ligue para o telefone 116 informando a ocorrência e aguarde o reestabelecimento da energia.

2 – DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS:

São feitos quando é preciso realizar serviços de manutenção da rede elétrica e reforçar a confiabilidade do sistema. A Cosern avisa previamente aos clientes sobre o desligamento nos meios de comunicação e planeja para que ele aconteça em dias e horários que causem o menor transtorno possível.

3 – POR SOLICITAÇÃO DO CLIENTE:

Você mesmo pode solicitar o desligamento por meio dos canais de atendimento ao cliente da Cosern nas seguintes situações:

•      Em caso de desocupação de um imóvel por tempo indeterminado, é aconselhável pedir o desligamento de energia.

•      Caso você se mude, ou vendo o imóvel, solicite o desligamento para que o próximo usuário não utilize a energia gerando débitos em seu nome.

4 – INADIMPLÊNCIA

O fornecimento de energia elétrica de um consumidor pode ser suspenso se a conta de luz não for paga. O desligamento pode acontecer 15 dias após o aviso de existência do débito, que aparece na própria conta de energia.

5     – IRREGULARIDADES

A Cosern pode, legalmente, suspender o fornecimento em casos de instalações elétricas irregulares ou que ofereçam riscos à segurança das pessoas;

6 – PROBLEMAS INTERNOS NO IMÓVEL

Se apenas o seu imóvel fica sem energia elétrica, pode ter havido um defeito interno ou sobrecarga na instalação (mal dimensionadas ou deterioradas). Neste caso, a chave geral (ou disjuntor) desliga automaticamente. Um eletricista particular deve ser acionado para normalizar a instalação.

Fotos: Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Acesse o site (www.vamosdarumbasta.com.br) e conheça as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.